Gestores realizam diagnóstico da situação dos hospitais do Norte de Minas

0

Demandas e propostas apresentadas foram avaliadas na reunião desta quinta-feira (29).

Dando sequência aos trabalhos de diagnóstico da situação dos hospitais da rede pública do Norte de Minas, secretários de saúde e diretores dos hospitais microrregionais realizaram a segunda reunião, na manhã desta quinta-feira, 29/01, na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), em Montes Claros.

O diretor executivo do Cisrun, Edinardo Rodrigues Lopes, explica que o objetivo das reuniões é produzir um relatório a partir das demandas apresentadas pelos gestores, que posteriormente, será encaminhado a governo do Estado.

A iniciativa é uma parceria do Cisrun com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams).

O primeiro encontro foi realizado no dia 22 de janeiro, na Amams, e contou com a participação de secretários de saúde e diretores administrativos dos hospitais de 28 municípios, que apresentaram suas demandas e avaliaram as possíveis soluções para resolver, principalmente, as dificuldades financeiras vivenciadas pelos hospitais, bem como as alternativas para recuperar o equilíbrio entre os pontos de atenção da Rede de Urgência e Emergência. Ao final da reunião foi constituída uma Comissão para dar sequência aos trabalhos.

Na reunião desta quinta-feira, participaram os membros da Comissão que avaliaram as demandas e propostas apresentadas. Na próxima terça-feira, dia 03 de fevereiro, será realizado um novo encontro com a secretária municipal de Saúde e diretores dos hospitais de Montes Claros, que apresentarão suas demandas, completando o diagnóstico.

A partir das informações apresentadas, será elaborado um relatório a ser encaminhado pelo deputado estadual Paulo Guedes, junto com o Cisrun e a Amams, ao Governo do Estado.

Sinvaldo Alves Pereira, vice-presidente do Cosems Estadual e secretário de Saúde de Pirapora, disse que o Cosems vem trabalhando no sentido de valorizar as iniciativas integradoras, que possam contribuir para resolver a situação da saúde, especialmente no Norte de Minas. “Essa é uma importante iniciativa, pois une prefeitos, gestores da saúde e hospitais em torno do propósito de colocar a região na lista de prioridades do governo do Estado”, avalia.

Reunião foi realizada nesta quinta-feira (29) em Montes Claros – Foto: Jerusia Arruda / Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui