Ubá decreta situação de emergência por causa da estiagem e crise de abastecimento

0

Decreto assinado pelo prefeito proíbe lavações de calçadas, veículos e abastecimento de piscinas.

Ubá, município da Zona da Mata Mineira, decretou situação de emergência nessa sexta-feira, 23 de janeiro, por causa da estiagem e crise no abastecimento de água potável. Desde novembro, 27 municípios decretaram emergência em Minas. Ubá foi inserida na lista da Copasa como uma das que apresentava problemas de abastecimento. Ontem a companhia divulgou quais eram as localidades em situação de colapso.

O decreto assinado pelo prefeito do Ubá, Vadinho Baião, autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem junto à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta e reabilitação do cenário de normalidade de abastecimento de água potável. O artigo 6º do decreto estabelece que durante o período de vigência da “situação de emergência” ficam proibidas as lavações de calçadas, frente de imóveis ou vias públicas com água tratada mediante uso de mangueiras ou similares. Também está vetadas as lavações de veículos, máquinas, quintais e áreas externas às residências. Por fim, o decreto proíbe o abastecimento de piscinas e situações que não se adequem ao uso racional da água para consumo humano que possam caracterizar desperdício.

A Prefeitura de Ubá encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei (PL) sobre a revisão do Plano de Gestão dos Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário para apreciação dos vereadores. A discussão e posterior aprovação do PL encaminhado à Câmara é um dos passos para uma nova concessão de gestão dos recursos hídricos de Ubá, visto que o plano prevê prioridades de investimentos para os serviços de água potável, coleta e tratamento de esgoto sanitário no município para os próximos 35 anos.

Diante da escassez de água tratada, a Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde de Ubá está alertando a população sobre os riscos do consumo de água sem tratamento adequado. Muitas pessoas estão recorrendo a minas e córregos que podem estar contaminados causando riscos de transmissão de doenças como a hepatite tipo A, leptospirose e outras doenças, principalmente em crianças e idosos. A Vigilância Epidemiológica informa que o hipoclorito de sódio deve ser usado para a purificação da água para uso e consumo humano, sendo facilmente encontrado em mercados, farmácias e comércio de produtos agro-veterinários.

Interior em crise

Cidades do interior de Minas Gerais também estão sofrendo com a crise hídrica que o estado vive. Moradores de pelo menos 88 municípios que têm concessão com a Copasa já sentem na pele a falta de água. Destes, dois já estão em situação de colapso, 63 em iminente colapso e outras 23 apresentam problemas. Em relação às cidades que têm sistemas de abastecimento autônomo, 50 já estão em racionamento e outras 13 iniciaram rodízio.

Confira a lista divulgada pela Copasa

Colapso: Campanário e Urucânia

Iminente colapso: Urucuia, Várzea da Palma e Barra, Campos Altos, Araxá, Conquista, Iraía de Minas, Frutal, Paracatu, Prata, Rio Paranaíba, Astolfo Dutra, Carandaí, Rodeiro, Cachoeira de Minas, Campanha, Campos Gerais, Candeias, Cristais, Itamonte, Lavras, Piranguçu, Piranguinho, São Francisco de Paula, São José da Barra, São Tiago, Abaeté, Arcos, Bom Despacho, Cedro do Abaeté, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas, Igaratinga, Itapecerica, Lagoa Dourada, Luz, Neolândia, Ouro Branco, Perdigão, Piedade dos Gerais, Santo Antônio do Monte, São Brás do Suaçuí, São Gonçalo do Pará, Alpercarta, Virgolândia, Água Boa, Malacacheta, Novo Cruzeiro, Paulistas, Poté, Rio Vermelho, Santa Maria do Suaçuí, Senador Modestino Gonçalves, Arinos, Brasília de Minas, Cristália, Ibiracatú, Distritos de Ibiracatu, Jaíba, Distrito de Janaúba, Montes Claros, Taiobeiras.

Apresenta problemas: Medina, Esmeraldas, Jaboticatubas, Pará de Minas, Ravena, Dionísio, Congonhas (distritos), São Gonçalo do Sapucaí, Nazareno, Divisa Nova, Visconde do Rio Branco, Santa Margarida, Santana do Deserto, Ubá, Espera Feliz, Madre de Deus de Minas, Porto Firme, Resende Costa, Ritápolis, Barão do Monte Alto, Barbacena, Barroso, Bom Jardim de Minas.

(Estado de Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui