Minas Gerais tem o maior número de inscritos no SiSU

0

Indicação é do relatório preliminar do Ministério da Educação, divulgado no último dia para participação. Marca de inscrições no Estado superou São Paulo e Rio de Janeiro

Minas Gerais fechou os últimos minutos do prazo para participação na primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, com o maior número de estudantes inscritos. Segundo dados do Ministério, até às 18h de quinta-feira (22), dos 2,6 milhões de alunos registrados, mais de 310 mil eram do Estado. Minas também já havia começado o processo com o maior número de municípios atendidos (65) em suas 24,9 mil vagas para 754 cursos, de 18 instituições cadastradas.

O Sisu abriu a semana com 205,5 mil vagas em 5.631 cursos e 128 instituições públicas de ensino superior. Até o quarto dia, conforme o horário de fechamento do relatório divulgado pelo Ministério da Educação, o Estado teve a segunda instituição com mais inscrições efetuadas, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), num total de 177,7 mil inscrições.

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, “a participação dos mineiros no processo demonstra o interesse que os nossos jovens têm de buscar a qualificação”. Por isso, destaca o secretário, “é cada vez mais importante investir na formação e na qualidade do serviço prestado em todos os níveis da educação, inclusive no ensino superior. Este, inclusive, é um dos grandes desafios que temos pela frente na secretaria”, reforça.

Vale lembrar que os dados do Ministério ainda são preliminares, tendo em vista que a divulgação do resultado final ocorrerá na segunda-feira (26), na página do Sisu. O endereço é o www.sisu.mec.gov.br. Além disso, candidatos que não constarem na lista de escolhidos vão poder participar da lista de espera, no intervalo de 26 de janeiro a 6 de fevereiro.

UEMG

Entre os cursos mais procurados nesta primeira edição do Sisu, os três principais foram Administração (295,7 mil), Direito (254,2 mil) e Pedagogia (231,4 mil). Todos eles estavam na lista de ofertas da representante da rede estadual no Sisu neste ano, a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

A Universidade ofertou quase 2.900 vagas em 2015. Os cursos oferecidos, entre as opções de graduação, licenciatura e tecnológico, foram: Administração, Agronomia, Alimentos, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda), Design Gráfico, Design de Produto, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Estética e Cosmética, Física, Fisioterapia, Geografia, Gestão Comercial, Gestão das Organizações do Terceiro Setor, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, História, Letras (Português e Inglês), Matemática, Pedagogia, Produção Sucroalcooleira, Psicologia, Química, Serviço Social, Sistemas de Informação e Turismo.

Sisu

O sistema informatizado, criado pelo Ministério da Educação, reúne informações sobre vagas disponíveis em instituições públicas de ensino superior e, de forma automática, realiza a seleção dos estudantes conforme a nota de corte e o resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui