Prefeitura divulgou nota informando que foi registrado um Boletim de Ocorrência e os responsáveis foram multados.
O corte de uma árvore saudável para passagem de um trio elétrico deixou vários moradores de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, revoltados.
A carreta, Trio Elétrico Barretão, foi utilizada na Micareta de Almenara e passou por Pedra Azul devido à interdição da ponte sobre o Rio Jequitinhonha. Durante o trajeto, uma árvore que impedia a passagem teve os galhos cortados na região central da cidade.
O fato foi registrado por uma internauta e postado no Facebook (assista o vídeo abaixo). Rapidamente a gravação se espalhou pela rede e muitos moradores compartilharam ou deixaram comentários repudiando a ação, que consideraram crime ambiental e uma falta de respeito com os pedrazulenses.
Uma moradora questionou a falta de ação da Polícia Ambiental do município. “Pedra Azul está sem lei, sem autoridade! Cadê a Florestal? (referindo-se a Polícia Militar de Meio Ambiente) Quem se responsabilizará por isso? Estamos à mercê de bandidos, caminhões de eucaliptos, que estão detonando as nossas ruas e que pagam impostos para a cidade de Jequitinhonha. E agora? O que acontecerá?”, desabafou em uma rede social.
Outro internauta relembrou que a árvore existia bem antes dele ter nascido. “Tenho 19 anos e essa árvore já existia, infelizmente ocorreu isso. Quem a derrubou tem que ser punido.”, disse.
Nesta sexta-feira (16), a prefeitura do município, através da Secretaria de Meio Ambiente, divulgou nota informando que um boletim de ocorrência foi registrado. A nota informa também que o motorista e o cidadão, que se apresentou como responsável pelo trajeto do veículo, foram multados em R$ 3.930,63 cada um.
Confira a nota abaixo:
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa à população, que tendo como base esse vídeo de um (a) cidadão (ã) postado nas redes sociais – em parceria com a Policia do Meio Ambiente, registraram Boletim de Ocorrência (BO) e lavraram auto de infração contra o motorista que conduzia o caminhão (denominado Trio Elétrico Barretão) e um outro cidadão que concorreu para a prática do crime e na oportunidade se apresentou como responsável, pelo trajeto do veículo citado.
Ambos foram multados em R$ 3.930,63 cada um. A multa citada é apenas administrativa, ainda haverá a aplicação da multa criminal, pois estes ainda responderão pelo crime praticado perante a Justiça. Segundo o representante da Secretaria de meio Ambiente, Francisco Carlos dos Reis e o Sargento Gilberto Alves esta ação não trará de volta esta bela parte da paisagem verde de Pedra Azul, mas inibirá outros a cometerem um crime tão monstruoso contra o meio ambiente. Na oportunidade a Policia Militar (Meio Ambiente) e a Prefeitura de Pedra Azul agradecem a colaboração da população, pois sem ela, esse desfecho não aconteceria.
A nota foi assinada pela Polícia Militar de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Prefeitura Municipal de Pedra Azul.