Diamantina divulga programação do Carnaval 2015

0

Confira a programação de um dos melhores carnavais do Brasil. Evento contará com a participação de cinco bandas de renome nacional.

O Carnaval de Diamantina, tradicionalmente realizado nas ruas e praças do Centro Histórico e Largo Dom João, oferece aos foliões atrações durante todo o dia e noite. A animação começa já pela manhã, com desfile de blocos caricatos. Eles têm por característica a paródia aos principais fatos do momento, a vida política e o dia-a-dia da cidade, destacando-se os blocos Sapo Seco, fundado no início do século passado; o bloco infantil Rato Seco, acompanhado de sua pujante percussão, além de vários outros, que se apresentam ao longo do evento como o Bloco Xica da Silva, o Me Ampara Senão eu Caio, dentre outros.

A grande concentração de foliões ocorre a partir do final da tarde e vai até o dia clarear na Praça do Mercado Velho, ruas do Centro Histórico e Largo Dom João, com a participação da tradicional percussão das bandas Bat-Caverna e Bartucada. Para o Carnaval 2015 contaremos ainda com a participação de cinco bandas de renome nacional – Sambô, Jota Quest, Inimigos da HP, Biquini Cavadão e Wilson Sideral, além de músicos locais, agregando valor à boa musicalidade do carnaval de Diamantina. É este ritmo acelerado que os visitantes encontram em Diamantina para comemorar a “Tradição da Festa do Momo”.

O fluxo de visitantes no período do Carnaval é estimado em 30.000 pessoas por dia. Todo esse público utiliza a estrutura formal e informal oferecida pela cidade e provoca o aquecimento da economia local. Com esta expectativa e para garantir a organização, o evento é realizado através de uma gestão compartilhada que reúne o Ministério Público, todos os órgãos da Segurança Pública, Saúde, Fiscalização e Meio Ambiente, Comunicação, Secretarias Municipais, Copasa, Cemig, entidades representativas do comércio, associações, dentre outras. Essa estrutura, atualmente, está formalizada na Comissão Permanente de Carnaval.

Tendo em vista que o Carnaval de Diamantina é um dos mais importantes do Brasil, entre os 4 melhores carnavais de rua do país, um dos maiores em público de Minas Gerais, o projeto atual do evento foi concebido de modo a manter as práticas tradicionais do evento e atender as inovações demandadas nas pesquisas realizadas nos carnavais dos últimos anos, priorizando a organização de modo a garantir a imagem positiva da cidade.

Cidade deve receber 30 mil foliões por dia – Foto: Divulgação / Secretaria de Cultura de Diamantina

SEGURANÇA E ENTRETENIMENTO PARA O FOLIÃO

O tema do Carnaval de Diamantina 2015 é “TRADIÇÃO”

Os seis dias de festa terão cerca de 20 horas de programação diária. Os principais espaços para os foliões são: Largo da Folia, Quitanda do Samba, Espaço Folia – Mercado Velho. Serão 12 portais de acesso, segurança e fiscalização, na expectativa de coibir o comércio ilegal na área do evento. Haverá um número expressivo de banheiros espalhados em pontos estratégicos e a cidade contará com serviços extras de limpeza urbana, segurança privada, brigadistas, além do apoio ostensivo da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal.

Praças de Alimentação serão estruturadas para atender bem ao folião e ambulantes serão cadastrados.

Disque-Denúncia

Haverá um Disque-Denúncia para reclamações relativas à perturbação do sossego. Nesses casos, será feita a apreensão de aparelhos de som e instrumentos musicais, que estiverem emitindo ruídos além do permitido pelas normas do CODEMA, respaldada pelo Decreto de Carnaval e pela Lei Municipal nº 3561/2010, Art.14, II, dentro e fora da área prioritária de segurança, e, ainda, multa para som automotivo e retenção do veículo que estiver em desacordo com o artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro.

Para garantir o cumprimento dessas normas, a fiscalização será reforçada. Além do aumento do número de fiscais, eles terão apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, equipados com aparelhos de decibelímetro para aferição do volume de som.

Confira a programação:

Quem decide brincar o Carnaval em Diamantina precisa de preparo físico: são cerca de 20 horas de folia durante os seis dias de festa entre as ruas estreitas e os casarões antigos da cidade. Durante o dia, a animação fica por conta dos Blocos Caricatos, Charangas, Palco de Samba, e à noite quem comanda são as duas famosas batucadas: a Bat-Caverna e a Bartucada e bandas convidadas.

Carnaval de Diamantina 2015 terá a participação de cinco bandas de renome nacional

– Mais de 20 Blocos Caricatos no período de carnaval: Sapo Seco, Rato Seco, Xica da Silva, Xaixai, Balão Mágico, Me Ampara Senão eu Caio, Apolo XIII, Chega Chegando, Mingau com Queijo, entre outros. – Local: Circuito centro histórico

– Palco 1: Praça Barão de Guaicui – MERCADO VELHO
SÁBADO, DOMINGO, SEGUNDA e TERÇA – HORÁRIO: 15h00 às 06h00
SHOWS – Bat-Caverna, Bartucada, Sambô, Jota Quest, Inimigos da HP, Biquini Cavadão, Wilson Sideral e DJs nos intervalos.

– Palco 2: Quitanda do Samba
SÁBADO, DOMINGO, SEGUNDA e TERÇA – HORÁRIO: 15h00 às 03h00
RODA DE SAMBA – Sambeco, Chega Chegando, Bartusamba, Os Pererecas entre outras.

– Palco 3: Largo da Folia
SÁBADO, DOMINGO, SEGUNDA e TERÇA – HORÁRIO: 15h00 às 03h00
SHOWS – Danilo Mendes, Xandreli Azevedo, Bat- Caverna, Bartucada, Jack Bóris, entre outros.

Informações: Coordenação de Eventos – (38) 3531-9527 (38) 3531-9537

(Fonte: Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui