Fiéis fazem novena e penitência para pedir chuva em município do Norte de Minas

0

Eles acreditam que orações também podem fortalecer a fé dos participante. Grupo percorre cerca de dois quilômetros na comunidade de Tabocal.

Mesmo com o início do período chuvoso, o Norte de Minas ainda convive com os estragos causados pela longa estiagem. Desesperados com as perdas nas lavouras e criações, moradores de Glaucilândia apelam às novenas e rituais para pedir chuvas.

Na comunidade de Tabocal, zona rural do município, um grupo de católicos se reúne às 13h, há três dias, para rezarem em uma novena dedicada aos pedidos de chuva.

“Há muito não se vê muitos atos de penitência na região. Agora, ouço muitos falando sobre as perdas, que vão vender o gado, reclamando e nem pedem ajuda a Deus. Vejo que esta é uma oportunidade de fortalecer a nossa fé. Acredito que a ainda que a chuva venha”, explica a organizadora da novena, Eliana Rodrigues de Oliveira.

O grupo de fiéis é pequeno, mas demonstra enorme fé. Eles percorrem, sob um sol forte, cerca de dois quilômetros pela estrada de acesso à comunidade, até pararem aos pés de uma cruz. Lá, eles derramam água e entoam alguns cântico.

“Acreditamos que temos que rezar. A seca está castigando, mas sabemos que Deus não quer que soframos. Vejo que ele permite vivermos algumas situações que nos levam a refletir. O ser humano, com suas ações, destruiu muito ao longo do tempo, por isso estamos sofrendo”, afirma Alexsandro Mesquita, integrante do grupo.

A novena, que foi iniciada no domingo (11), será encerrada na segunda-feira (19).

Fiéis molham a cruz em ritual a pedido de chuva (Foto: Alexandro Mesquita / Arquivo Pessoal)

(Inter TV Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui