Nova York lança carteira de identidade para imigrantes ilegais

0

Carteira municipal será aceita pela polícia como prova de identificação. Documento dará acesso a prédios públicos e benefícios locais, diz prefeito.

Nova York abriu nesta segunda-feira (12) um processo de inscrição para a retirada de documento de identidade por parte de imigrantes ilegais, uma iniciativa lançada pelo prefeito democrata, Bill de Blasio, para melhorar a situação de meio milhão de estrangeiros que vivem na cidade.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, exibe sua nova carteira de identificação municipal durante entrevista coletiva na Queens Library, na segunda-feira (12) (Foto: Reuters/Brendan McDermid)

Todos os residentes com mais de 14 anos podem obter este documento municipal de identidade, que será aceito pela polícia de Nova York como prova de identificação, permitirá o acesso a todos os prédios públicos e dará outros benefícios, destacou a prefeitura.

Logo após assumir a prefeitura, em fevereiro de 2014, De Blasio garantiu que não deixaria “qualquer novaiorquino vivendo nas sombras” devido a sua “situação migratória”.

“O documento de identidade de Nova York não é apenas um carteira para todos os novaiorquinos; é uma porta aberta para os serviços da cidade, a chave para se abrir uma conta bancária ou obter um cartão de biblioteca…”, afirmou De Blasio.

“Esta identidade representa quem somos: novaiorquinos que valorizam a igualdade, a oportunidade e a diversidade”.

Em uma primeira etapa, a prefeitura abriu 17 centros de inscrição, nos distritos de Manhattan, Bronx, Queens, Brooklyn e Staten Island. (France Presse)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui