Arte do Vale Jequitinhonha é exposta no Horto em Belo Horizonte

0

As peças, das mais variadas formas, tamanhos e cores, fazem parte da coleção do Museu de História Natural.

Belo Horizonte passou a hospedar, no início da semana, uma mostra peculiar de obras em cerâmica: 39 moringas do Vale do Jequitinhonha criadas a partir da década de 1970 e que trazem assinatura de importantes artistas da região como, por exemplo, Joana Gomes dos Santos, Ana Rodrigues, entre outros.

“É a primeira vez que a cidade recebe uma mostra como essa. Uma oportunidade rara para conhecer a arte do Jequitinhonha”, destaca a museóloga Cláudia Cardoso, responsável pela curadoria da exposição. A mostra, aliás, ocupa por tempo indeterminado o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

As peças, das mais variadas formas, tamanhos e cores, fazem parte da coleção do museu, que atualmente conta com mais de 500 objetos, entre jarros, xícaras, bacias, bules e peças de casamento. As moringas, segundo a curadora, pertencem a uma fase de produção que ainda trazem a ingenuidade característica das comunidades não afetadas pela modernidade e pelas encomendas por atacado. “Elas eram produzidas inicialmente para manter a água fresca. Só mais tarde, as peças ganharam caráter decorativo e de obras de arte”, explica.

Ainda segundo a curadora, as peças ilustram o domínio da técnica indígena ressaltando o caráter peculiar do ofício – ao mesmo tempo que alerta para a necessidade de preservação deste patrimônio.

Vale destacar que também pertence ao museu o acervo de arte popular que inclui o Presépio do Pipiripau e que, atualmente, encontra-se em processo de restauro. A previsão, segundo a museóloga, é de que a obra volte a ser exposta no final de 2016. Até lá, o museu abre as portas para o público conferir uma exposição fotográfica sobre o Pipiripau.

As peças são assinadas por importantes artesãos da região – Foto: MHNJB / UFMG

Moringas do Vale do Jequitinhonha

A exposição ‘Moringas do Vale do Jequitinhonha: memória preservada’ é composta por 39 tipos de moringas, recipientes de barros utilizados para armazenar água muito comuns na região do Vale. Grande parte delas são originadas da cidade de Caraí e são de autoria de importantes artistas da região como, por exemplo, Joana Gomes dos Santos, Ana Rodrigues, entre outros.

A mostra pode ser vista de terça a sexta-feira, das 9h às 16h e aos sábados e domingos, das 10h às 17h. O Museu não abrirá nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, funcionando normalmente nos outros dias. A visitação à mostra é gratuita, contudo, a entrada no MHNJB custa R$4.

O Museu se localiza à rua Gustavo da Silveira, 1.035, bairro Santa Inês. Mais informações pelo telefone (31)3409-7650.

(Fonte: UFMG e Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui