Ipatinga é referência em arborização urbana

0

Cidade foi representada no 28º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana e foi muito elogiada pelos palestrantes do evento.

O município de Ipatinga esteve representado recentemente no 28º Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, por intermédio de Rafael Fernandes Castro, gerente da Infrater Engenharia, empresa que realiza serviços de manutenção de parques e jardins para o município.

O evento aconteceu de 8 a 12 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro, contando com a participação de especialistas e palestrantes de diferentes partes do país, que produziram discussões com o objetivo de incentivar a reflexão sobre a relação entre cidades, pessoas e árvores a partir da troca de experiências e de conhecimento dos profissionais que planejam, implantam e mantêm a arborização urbana.

Os trabalhos foram orientados por três eixos principais, representativos para enfrentar o momento atual de crescimento das cidades: o planejamento e gestão das florestas urbanas, indispensável para a elaboração de novas metodologias voltadas para a resiliência e sustentabilidade urbana; tecnologia aplicada à silvicultura urbana, destinado à divulgação dos procedimentos de manejo florestal para a melhoria vegetal; e política, legislação e educação para proteção das árvores urbanas, com a troca de experiências eficazes na preservação do meio ambiente.

Com mais da metade da população mundial vivendo atualmente em áreas urbanas, tornar as cidades mais seguras e sustentáveis é o grande desafio a ser alcançado. Na avaliação de Rafael Fernandes, participar do Congresso Brasileiro de Arborização Urbana foi extremamente importante para a cidade de Ipatinga, sempre tratada como referência em arborização urbana no país.

“Nossa cidade recebeu inúmeros elogios dos palestrantes que participaram do evento, como foi o caso do engenheiro florestal Pedro Mendes (Cemig) e do presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, André Puente, que teve a oportunidade de conhecer Ipatinga em setembro de 2014 e fez um relato extremamente positivo sobre a situação da arborização urbana na cidade, o trabalho de produção e distribuição de mudas gratuitas para a população local e a presença dos vários jardins, que dão um colorido todo especial a Ipatinga”, relatou Rafael.

Desta forma, ele avalia que o Congresso Brasileiro de Arborização Urbana é uma das mais importantes atividades coletivas existentes no país para a discussão de temas comuns a todos os gestores públicos municipais, para posterior adoção das boas práticas de arboricultura nas cidades. “Sabemos que Ipatinga está no caminho certo, e a Infrater Engenharia vai continuar trabalhando em conjunto com a administração municipal para manter a cidade como uma referência regional, estadual e nacional no quesito arborização e índice de área verde por habitante, porque isso significa qualidade de vida para o cidadão ipatinguense”, concluiu Rafael Fernandes.

Os encantadores jardins de Ipatinga são referência para especialistas – Foto: Divulgação

(Diário do Aço)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui