Samu do Norte de Minas recebe reforço do Ministério da Saúde

0

A unidade do Norte de Minas, responsável pelo treinamento e atualização dos socorristas, recebeu kits de manequins e aparelho multimídia que serão utilizados nas oficinas práticas de urgência e emergência.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (SAMU Macro Norte) ganhou um reforço no material técnico para realização de treinamento dos profissionais que atuam no serviço. Nesta sexta-feira, 28/11, o Núcleo de Educação Permanente (NEP), responsável pelo treinamento e atualização dos socorristas, recebeu kits de manequins e aparelho multimídia que serão utilizados nas oficinas práticas de urgência e emergência.

O equipamento foi doado pelo Ministério da Saúde, dentro do programa de qualificação dos núcleos de educação dos Samu’s de todo país, realizado em parceria com o hospital Oswaldo Cruz.

Samu recebe reforço do Ministério da Saúde – Foto: Jerusia Arruda

De acordo com o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) e prefeito de Bocaiuva, Ricardo Afonso Veloso, o trabalho realizado pelo NEP é fundamental para manutenção da qualidade do atendimento pré-hospitalar. “O Samu Macro Norte foi primeiro do país a ser organizado de forma regionalizada, e os socorristas trabalham em cidades diferentes sob um único comando. Para manter a linguagem única e a padronização do atendimento são necessários treinamento e atualização constante de forma que, independentemente de onde se dê o atendimento, ele aconteça com o mesmo padrão de qualidade”, avalia o presidente.

Ricardo ressalta que o alto padrão do serviço prestado no Norte de Minas se tornou referência para todo o Estado. “A experiência e a qualificação dos profissionais do Samu Macro Norte, além da manutenção do padrão do serviço no Norte de Minas, também se tornou modelo para organização das outras redes de urgência e emergência em Minas Gerais. Nas outras regiões onde o serviço já foi implantando, no Vale do Jequitinhonha, na região de Juiz de Fora, Barbacena e Varginha, a equipe de instrutores do Norte de Minas participou do treinamento e qualificação dos profissionais concursados, possibilitando que os novos serviços fossem implantados com profissionais capacitados. Essa troca de experiência é motivo de orgulho, mas também de muita responsabilidade para o Samu Macro Norte”, observa.

O coordenador do Nep, Ubiratan Lopes Correia, diz que os novos equipamentos vão facilitar a realização dos treinamentos. “O Norte de Minas é uma região com grandes distâncias entre os municípios e com o novo material será possível realizar o treinamento em até duas cidades ao mesmo tempo, ampliando o acesso dos socorristas aos cursos, o que representa mais qualidade para o serviço”, avalia o enfermeiro.

O Samu Macro Norte é um dos 33 Samu’s do país contemplados para receber o equipamento. Em 2011, o programa também realizou um curso de especialização para 430 socorristas, entre técnicos de enfermagem e condutores-socorristas que atuam nas 37 bases do Samu no Norte de Minas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui