Especialista esclarece dúvidas de homens e mulheres sobre o câncer de próstata

0

Palestra integra a agenda da Campanha Novembro Azul. Questões como importância dos exames de rastreamento e fatores de risco foram abordadas

A sala 116 do Centro de Especialidades Médicas (CEM), em Belo Horizonte, se tornou um espaço de troca de experiências e aprendizado na tarde desta terça-feira (25/11). Um bate-papo de clima intimista, com homens à vontade, fazendo perguntas e tirando dúvidas sobre o câncer de próstata embalou a palestra da campanha Novembro Azul, ministrada pelo médico coordenador da clínica de urologia do Ipsemg, Rafael Jacob.

Rafael Jacob, ratificou a importância dos homens visitarem o urologista – Foto: Divulgação

Questões como importância dos exames de rastreamento, fatores de risco e tratamento da doença foram abordadas detalhadamente, o que agradou ao servidor Fernando Coelho. “A vontade de fazer a prevenção é até maior, o médico foi seguro e eu achei muito boa a palestra”, disse.

Segundo Rafael Jacob, não há uma definição do que pode gerar o câncer de próstata, por isso é importante que os homens fiquem atentos aos fatores de risco relacionados à idade e ao histórico familiar, além dos hábitos alimentares. O sedentarismo, tabagismo e o consumo de álcool também podem desencadear o desenvolvimento desta e de outras doenças.

Mulheres também estiveram presentes na palestra. Neusarina de Jesus acompanhou o marido José Geraldo da Silva e destacou o interesse em saber sobre o assunto e o incentivo ao marido para se consultar e fazer a prevenção. “Pude entender algumas questões hoje. Eu lia sobre o assunto, mas não entendia muito bem,” disse a acompanhante.

Por outro lado, o marido comenta que “a mulher vai mais ao ginecologista que os homens ao urologista”. José Geraldo acredita que as mulheres estão muito a frente dos homens quanto à prevenção de doenças e a realização de consultas periódicas, por isso é importante a participação dos dois nas palestras de conscientização.

Atualmente vários homens ainda têm receio de visitar o urologista e fazer os exames necessários para o rastreamento da doença. Fernando Coelho acredita que isso está mudando. “É necessário que tenha essa prevenção. Todo homem tem que se conscientizar. Se ele assiste a uma palestra dessa, tem ainda mais vontade de fazer os exames e ficar em dia com a saúde. Se deixar de fazer é deprimente, o melhor que se tem a fazer é prevenir”, disse.

O especialista na área, Rafael Jacob, ratificou a importância dos homens visitarem o urologista pelo menos uma vez ao ano, pois apesar de campanhas como o Novembro Azul ajudarem no esclarecimento sobre o câncer de próstata, o esclarecimento com o médico é o mais indicado.

(Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui