Intercâmbio, convivência e aprendizagem
[image src=”https://aconteceunovale.com.br/portal/wp-content/uploads/2014/11/encontro_tamborzeiros_rosario_2.jpg” width=”158″ height=”450″ lightbox=”yes” align=”left” float=”left”]De 26 a 30 de novembro, acontece no distrito de São João da Chapada, em Diamantina, a terceira edição do Encontro de Tamborzeiros do Rosário do Vale do Jequitinhonha.
Buscando promover um espaço de intercâmbio, convivência e aprendizagem para os grupos tamborzeiros, o Encontro reunirá grupos da região do Vale do Jequitinhonha: os grupos de chula do município de Diamantina, um grupo coral de Araçuaí, e ainda um grupo de moçambique convidado.
Durante os quatro dias de encontro serão realizados debates, cortejos, lançamentos, mesas redondas, mostras, oficinas, palestras, rodas de conversa e muitas manifestações da cultura dos tambores.
Sobre a programação, a coordenadora do Instituto Bateia, Márcia Betânia, ressalta que algumas oficinas são destinadas prioritariamente para integrantes dos grupos participantes do encontro, mas também serão promovidas oficinas livres em praça pública. Todas as atividades do encontro são gratuitas.
Ainda segundo Márcia, a programação do encontro contempla “situações em que os tamborzeiros serão motivados a mostrarem suas práticas dentro de um contexto de valorização, mostra, repasse e troca de seus saberes e habilidades”.
O III Encontro dos Tamborzeiros do Rosário do Vale do Jequitinhonha tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, através do Fundo Estadual de Cultura, Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFVJM, do Programa Música de Minas da Secretaria de Estado de Cultura, Prefeituras Municipais e Irmandades do Rosário.
Confira a programação:
26 a 29 de Novembro
Em São João da Chapada e Diamantina
Oficinas de cantigas, batuques e outras práticas tradicionais da região
Conversa com os mestres
29 de Novembro
8h – Palestra: A terra dos diamantes e a tradição do garimpo no Alto Jequitinhonha -Profa. Mariana Lacerda- Casa da Glória/UFMG-IGC
8:30h -Passeio turístico
15h- Cortejo pelas ruas da cidade com os tamborzeiros e vários grupos convidados
16h -Instalação do Espaço do Tamborzeiro-Abertura solene-Mercado Velho.
16:30h – Mesa-Políticas públicas para as culturas populares – Representantes das instituições: MINC-IPHAN; IEPHA; UFVJM; UFMG
17 às 18h – Oficinas abertas de batuques, dança da garrafa, dança do porretim- Pça do Mercado.
18h -Mostra das oficinas
20h – Noite do tambor: brincadeiras de disputa, dança do porretim, dança da garrafa, grumentação, cantos e batuques – Show musical: Saldanha Rolim e os Tambores de Cantaria-Mercado Velho.
30 de Novembro
Mercado Velho
8h – Cantos de abertura da manhã-
8:30h- Palestra e bate papo: Sons dos tambores do rosário-passado e presente – Profa. Leda Martins-UFMG e Daniel Magalhães- Músico e pesquisador – Lançamento da cartilha: O Bem Comum: Imagem, Canto, Palavra
9:30h – Mesa dos capitães, irmandades e convidados: Experiências de transmissão de saberes e fazeres
10:30 às 11:30h – Oficinas abertas de batuques, dança da garrafa, dança do porretim – Pça do Mercado
10:30h – Grupo de trabalho com os gestores municipais e tamborzeiros
12h – Leitura: Carta do Encontro
Almoço
Tambores de despedida.
Maiores informações: www.institutobateia.org.br
E-mail: institutobateia@hotmail.com
Fone: (38) 88370704
Serviço: Alberis Mafra