Municípios da microrregião da Serra Geral são parceiros pela vida

0

15 Municípios abraçam campanha do Samu Macro Norte que visa orientar a população para melhor utilização do serviço


Representantes dos 15 municípios que compõem a região de saúde Janaúba/Monte Azul, na Serra Geral, Norte de Minas Gerais, participaram da reunião pública promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na tarde desta quarta-feira (05/11), em Monte Azul.

Serra Geral são parceiros pela vida – Foto: Jerusia Arruda / Divulgação

Com o tema “Parceria pela Vida: O Samu mais perto de você”, as reuniões estão sendo realizadas nos municípios sede das microrregiões com objetivo de promover um esforço de comunicação de caráter educativo e social para que a população seja orientada em relação à melhor utilização do serviço.

Em Monte Azul, a programação começou às 8h, com um curso de atualização em urgência e emergência ministrado pelo Núcleo de Educação Permanente do Samu, que contou com a participação de cerca de 70 profissionais dos hospitais e centros de saúde, além dos socorristas das bases do Samu da microrregião.

À tarde, prefeitos, secretários de saúde, autoridades municipais e a comunidade se reuniram para o encontro Parceria pela Vida. “Esse esforço de comunicação é fundamental para o fortalecimento da cooperação e parceria que marcam a gestão pública da saúde em nossa região. O empenho dos prefeitos em se deslocar de seus municípios, muitos deles bem distantes, para se fazer presentes neste encontro demonstra a seriedade e o compromisso em promover uma saúde pública mais acessível e é motivo de orgulho para o Cisrun, que sempre buscou cumprir seu papel de agente integrador para garantir a efetividade do atendimento do Samu na região”, avalia Ricardo Afonso Veloso, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) e prefeito de Bocaiuva.

O presidente ressalta que a efetividade da parceria entre os municípios e os governos Estadual e Federal garantiu ao Norte de Minas um atendimento pré-hospitalar de excelência, referência para todo o país. “Em cada município da região, independentemente do tamanho ou contingente populacional, o cidadão conta com um serviço pré-hospitalar de excelência que, antes da organização da Rede de Urgência e Emergência na região, só era possível nas grandes cidades. Essa conquista está possibilitando a redução de mortes por causas evitáveis e promovendo mais qualidade de vida para a população norte mineira”, assegura o prefeito.

A região de saúde Janaúba/Monte Azul possui 15 municípios e cerca 270.566 habitantes. O Samu possui sete bases na região, sendo seis básicas e uma avançada, recebendo uma média de 1.212 chamados, sendo 78% na área urbana e 22% na área rural.

De acordo com o prefeito de Monte Azul, José Edvaldo Antunes de Souza, o serviço prestado pelo Samu redimensionou o atendimento às urgências e emergências na região. “Temos um entroncamento rodoviário com muitas ocorrências de acidentes graves, além de grandes distâncias entre os municípios, e o Samu possibilita o atendimento nesses locais, com qualidade técnica, além de encaminhar o paciente ao hospital com segurança e, o mais importante, de forma assistida. Não é possível imaginar a assistência à saúde sem esse elemento tão fundamental, que é o Samu”, avalia o prefeito.

Durante o encontro, o médico coordenador do Samu, Ênius Freire Versiani, apresentou os dados estatísticos dos atendimentos na microrregião e os avanços alcançados pelo serviço nos últimos cinco anos, orientando sobre a adoção de comportamento seguro para evitar acidentes ou situações que coloquem a vida em risco e as situações em que o Samu deve ser acionado pelo número 192.

O médico também destacou que 30% dos chamados recebidos pelo Samu são ligações de brincadeira (trotes) e os prejuízos causados por essa prática.

Ao final do encontro, os prefeitos da microrregião receberam uma placa de homenagem como Município Parceiro pela Vida.

As próximas reuniões públicas serão realizadas nos municípios de São Francisco (11/11), Januária e Manga (12/11), Francisco Sá (19/11), Coração de Jesus (26/11), Bocaiuva (27/11), Montes Claros (28/11), Taiobeiras (04/12) e Pirapora (08/12).

Serra Geral são parceiros pela vida – Foto: Jerusia Arruda / Divulgação

Serra Geral são parceiros pela vida – Foto: Jerusia Arruda / Divulgação

Serra Geral são parceiros pela vida – Foto: Jerusia Arruda / Divulgação

Serra Geral são parceiros pela vida – Foto: Jerusia Arruda / Divulgação

(Ascom Samu Macro Norte)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui