A inflação foi o tema que dominou o primeiro bloco do debate promovido pela Rede Globo. Em duas ocasiões, o tema veio à tona, provocado pelo candidato tucano Aécio Neves (PSDB). No início do debate, Aécio Neves (PSDB) citou reportagem da revista “Veja” contra a rival Dilma Rousseff (PT), que concorre à reeleição. A denúncia trata do desvio de verbas da Petrobras, conhecido por “petrolão”.
A presidende da República, Dilma Rousseff (PT), prometeu, se eleita, atacar a inflação. Aécio disse que desde o Plano Real (1994), Dilma será a primeira presidente que terminará o mandato com a inflação maior do que recebeu.
Qual candidato foi o vencedor do debate realizado na TV do Globo? Qual a sua opinião?
Aécio e Dilma durante debate na TV Globo nesta sexta (24) – Foto: Divulgação/Globo
Dilma respondeu que durante o seu governo foram criados mais de 11 milhões de empregos. “Criamos empregos sim, candidato. O senhor não pode questionar. Aumentamos o salário mínimo em 71%”, disse ela, que prometeu reduzir a inflação em um eventual segundo mandato.
“Espero fazer um governo melhor se for eleita, controlando a inflação”, disse ela. Aécio questionou a taxa de investimento do País, hoje de 16,5% do PIB, a pior da década. “O seu governo afugentou os investimentos e a inflação infelizmente está de volta. A situação do Brasil é extremamente grave, candidata, e é preciso que seu governo reconheça isso, porque os mercados, outros países, os brasileiros, já reconhecem”
Aécio insistiu no tema. Ele disse que inflação alta e crescimento baixo será a marca da presidente. “Vocês chegaram à obra prima de aumentar impostos e deixar uma dívida pública muito maior”, respondeu Dilma.
Segundo Dilma, o governo de Fernando Henrique Cardoso deixou nas costas do povo as crises ocorridas nos oito anos de mandato, com arrocho salarial e desemprego.
Aécio disse que a história não se reescreve. “Nós fizemos naquele momento o que precisava ser feito e tenho uma honra e um orgulho enorme de ter hoje como aliado muito próximo o presidente Fernando Henrique, aquele a quem a senhora teceu elogios que talvez eu não tenha tido ainda a oportunidade de fazer, mas vamos voltar ao presente, porque as pessoas que nos escutam hoje, que nos assistem no Brasil inteiro, querem que nós falemos de futuro”.
Petrolão
Segundo a reportagem da revista Veja, o doleiro Alberto Yousseff afirmou, em depoimento à PF (Polícia Federal), que Dilma e Luiz Inácio Lula da Silva tinham ciência do esquema instalado na Petrobras. No debate, Aécio questionou a petista: “a senhora sabia?”.
Na resposta, Dilma afirmou que a Veja faz “oposição sistemática” a ela e ao PT e fez “calúnia e difamação” com a reportagem publicada hoje. “E o senhor endossa na sua pergunta (…) A revista Veja não apresenta uma prova”, disse a petista, que afirmou que a publicação tenta dar um “golpe eleitoral”.
“E isso não é a primeira vez que ela fez: fez em 2002, em 2006, em 2010 e 2014, mas o povo não é bobo (…) O povo brasileiro vai mostrar a sua indignação no domingo, votando e derrotado essa proposta que o senhor representa.”
Na réplica, Aécio disse que Dilma deveria se explicar, e não desqualificar a revista. “Não acreedito que acusação a revista seja a melhor resposta. A delação premiada só traz ao réu benefício se tiver prova.”
(UOL Eleições)
DILMA 13 eu vou votar aecio NEVER playboy
Vou dar meu voto pra Dilma,quem quiser dar pro Aécio, passe bem!