Presidente do TRE alerta sobre boatos em torno do processo eletrônico de votação

0

Na sessão plenária desta terça-feira (21), o presidente do TRE-MG, desembargador Geraldo Augusto, conclamou os presentes a colaborarem para o esclarecimento de boatos que estão circulando nas redes sociais relacionados à credibilidade do processo eletrônico de votação.

O desembargador apresentou uma série de argumentos para que não se dê razão aos boatos, lembrando que urnas eletrônicas são as mesmas que foram utilizadas no primeiro turno, e que a preparação delas cabe aos cartórios eleitorais, sob a supervisão do juiz local, em audiência pública.

O presidente lembrou, ainda, que todas as fases do processo eleitoral são públicas e podem ser acompanhadas pelo Ministério Público, OAB, partidos e candidatos. “Peço a todos que, ao receberem ondas de boatos como esse, difundidos de forma até leviana por quem usa das mídias sociais, procurem se informar perante as fontes oficiais de informação, como o TSE ou o TRE, pois estamos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários, inclusive, para abrir informações técnicas para quem assim o desejar”, afirmou. O desembargador ressaltou ainda a existência de auditorias nas urnas eletrônicas, como a que ocorre na chamada “votação paralela”.

As redes sociais estão sendo espaço para difusão de boatos que podem gerar desconfiança quanto ao processo eletrônico de votação. Uma das mensagens recentes, de conteúdo incorreto, consiste na notícia de que as urnas eletrônicas a serem utilizadas no segundo turno estão sendo preparadas de forma diferente de pleitos anteriores. (TRE/MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui