São oferecidas mais de cinco mil vagas. Cursos abordam temas relacionados aos recursos hídricos.
Agência Nacional de Águas (ANA) abre nesta segunda-feira (13) as inscrições para cinco mil vagas em cursos gratuitos a distância sobre temas da área de recursos hídricos, como monitoramento da qualidade da água e comitês de bacias hidrográficas.
As inscrições podem ser realizadas através da página de cursos a distância da ANA até o dia 19 de outubro. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e cada aluno poderá se inscrever em até dois cursos. De acordo com a ANA, as inscrições serão encerradas para cada capacitação, quando o número de alunos atingir o total previsto para cada uma delas.
De 13 a 19 de outubro é realizado o curso “Sala de Situação: Fique por Dentro”, sobre o departamento que monitora eventos críticos, como cheias e secas. Esta capacitação tem quatro horas de carga e é aberta a todos os interessados no tema. Neste caso, todas as pessoas que se inscreverem poderão participar, sem limite de vagas. Após as inscrições, os alunos terão 24 horas para receberem por e-mail as orientações para realização da capacitação.
Outros três cursos terão atividades de 21 de outubro a 16 de novembro: “Caminho das Águas, Monitoramento da Qualidade da Água” e “Comitê de Bacia: o que É e o que Faz?”. Para cada um desses cursos são oferecidas mil vagas.
Com carga de 40 horas, o curso “Caminho das Águas” visa a promover a educação e a conscientização da sociedade, a partir de conceitos e práticas sustentáveis relacionadas aos recursos hídricos.
Já o curso “Comitê de Bacia: o que É e o que Faz?” é voltado para membros de comitês, agentes gestores e demais interessados. Com 20 horas de carga, a capacitação aborda as atribuições e responsabilidades destes colegiados – que são parlamentos da água nas bacias – e incentiva a participação da sociedade na gestão de recursos hídricos.
No caso da capacitação “Monitoramento da Qualidade da Água”, as atividades têm uma carga de 40 horas.
Para o curso “Medindo as Águas do Brasil: Noções de Plu e Fluviometria” estão previstas duas turmas, sendo que a primeira terá atividades entre 21 de outubro a 2 de novembro e a segunda irá de 3 a 16 de novembro. Com carga de 10 horas, a capacitação tem o objetivo de ensinar conceitos sobre as medições das águas da chuva (pluviometria) e dos rios (fluviometria). O curso também aborda o gerenciamento, uso e importância das informações coletadas; a automação na coleta de dados; e a Rede Hidrometeorológica Nacional.
A ANA ressalta que os alunos que atingirem a partir de 60% de aproveitamento nas avaliações receberão certificado digital. O tempo de duração pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada participante. Para facilitar a aprendizagem, as atividades estão estruturadas através de uma navegação sequencial entre módulos e o material está disponível em formato PDF.
Para outras informações sobre capacitações oferecidas pela ANA, acesse o site. (G1)