É possível começar a empreender com uma marca consolidada e, ao mesmo tempo, aproveitar as vantagens do home office. Confira opções
Trabalhar em casa é o sonho de muita gente. Afinal, quem adere ao home office não perde tempo no deslocamento para o escritório, não gasta dinheiro com o aluguel de uma sede e pode ter horários flexíveis e ainda ficar ao lado da família. As microfranquias são uma opção para fazer tudo isso. O investimento máximo de um empreendedor nessa modalidade é de R$ 80 mil, de acordo com critério da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Parte das microfranquias permite que o trabalho seja tocado de casa. A Expo ABF Franchising Rio, evento de franquias que acontece até sábado (27/9) na capital fluminense, reúne algumas delas. Confira:
1. Learning Fun
A rede de ensino de inglês para crianças existe há 33 anos e tem um modelo home-based desde 1997. Os professores que aderem ao formato podem fechar acordos com escolas de educação infantil e trabalhar de duas maneiras: assumindo a disciplina de inglês da instituição ou oferecendo as aulas como uma atividade extraclasse. Para se tornar um franqueado desse formato, é preciso desembolsar R$ 25 mil. O valor contempla o pagamento da taxa de franquia, material didático e gráfico e um kit demonstrativo. O professor também passa por um período de treinamento para se adaptar ao método de ensino da rede.
2. Super Marido
A empresa, criada pelo empreendedor Eugênio Prado em 2010, é voltada para profissionais “faz-tudo” – especialistas em elétrica, hidráulica, telefonia e pequenas reformas. O investimento inicial na franquia é de R$ 15 mil. “Conforme o ‘super marido’ vai conquistando clientela, pode ser necessária a contratação de mais funcionários e a migração para uma loja”, diz Prado, referindo-se ao modelo físico da franquia.
3. Elefante Verde
Criada há três anos, a Elefante Verde tem como função levar pequenos negócios para a internet. A empresa cria sites e realiza campanhas no Google e e-mails marketing para seus clientes, entre outros serviços. Com o objetivo de atingir municípios de todo o Brasil, a Elefante Verde entrou no sistema de franquias. “Foi uma forma de crescer e atrair pessoas com conhecimento das regiões onde estão”, afirma Caio Sigaki, fundador da empresa. O papel dos franqueados da Elefante é prospectar os empreendedores e oferecer soluções de tecnologia a eles. Os interessados em trabalhar de casa investem cerca de R$ 13 mil para ter uma franquia.
4. San Martin Seguros
A San Martin é de São José do Rio Preto há 19 anos. Desde fevereiro, a empresa está no franchising. “Percebemos que havia oferta, já que, hoje, o brasileiro busca seguros de vários tipos”, diz Weverton Carvalho, diretor de expansão da marca. A San Martin oferece um modelo de crescimento gradual aos franqueados. “Eles começam trabalhando de casa. No médio prazo, o esperado é que haja a contratação de funcionários e, posteriormente, a criação de uma unidade física”, afirma Carvalho.
Os franqueados ganham o direito de vender seguros de 28 empresas diferentes. Não é necessária experiência no setor. “O mercado de seguros é muito complexo, mas deixamos apenas a ‘parte divertida’ para o franqueado. A responsabilidade deles é formar uma carteira de clientes. Os cálculos, por exemplo, são feitos pela franqueadora.”
O investimento total na franquia é de R$ 15,8 mil. O franqueado ganha comissões por cada venda feita e repassa uma parte do valor à franqueadora.
5. Guia-se
O Guia-se foi criado há 17 anos pelo empreendedor José Rubens. No começo, a empresa era focada em guias, com informações sobre as empresas de uma determinada região. No entanto, a necessidade dos clientes em construir sites motivou Rubens a mudar os rumos da empresa, que hoje oferece soluções de marketing online. “Criamos páginas, lojas virtuais e links patrocinados. Também gerenciamos mídias sociais e posicionamos, com SEO [search engine optimization, ou otimização dos motores de busca], nossos clientes no topo das buscas do Google”, afirma Rubens.
A divisão da atuação do Guia-se obedece a um critério simples: um franqueado para cada área com 5 mil empresas e cerca de 100 mil habitantes. Uma unidade home-based custa R$ 26,9 mil.
6. Ligue Site
A franquia tem como foco a criação de sites para pequenos empresários, mas também oferece a hospedagem da página e o gerenciamento de redes sociais. Segundo Ruy Ferreira, diretor de expansão da Ligue Site, cada um dos atuais 140 franqueados atua em regiões com mais ou menos 200 mil pessoas. O investimento na rede é de R$ 35 mil. (PEGN)