Eleitor que não compareceu ao primeiro turno deve votar normalmente no segundo

0

O eleitor que não votou e não justificou sua ausência no último domingo (5) deve comparecer às urnas normalmente no segundo turno, em 26 de outubro. Cada turno é considerado como uma eleição distinta e, portanto, cada um deles requer o comparecimento do eleitor ou a justificativa. A eventual pendência do primeiro turno pode ser resolvida até o próximo dia 4 de dezembro em qualquer cartório eleitoral do Brasil, bastando levar um documento que justifique a ausência, como atestado médico, por exemplo.

Quanto ao voto em trânsito para presidente, só poderá exercê-lo no segundo turno quem se cadastrou até 21 de agosto, prazo final de inscrição tanto para o primeiro, para o segundo ou para os dois turnos. Para o segundo turno, 11.583 eleitores mineiros solicitaram a “transferência temporária” de local de votação para votar para Presidente. É importante lembrar também que o eleitor que, no dia do pleito, não estiver na cidade para a qual se cadastrou deverá se justificar em qualquer seção eleitoral do País.

O eleitor que teve problemas de acessibilidade no último domingo não poderá alterar seu local de votação para uma das 2.392 seções de fácil acesso existentes no Estado para o segundo turno. Essa e outras alterações de dados só poderão ser feitas a partir de novembro, após a realização do segundo turno, quando o cadastro eleitoral será reaberto.

O Disque-Eleitor do TRE (148 ou 3291-0004) continua funcionando de 7 às 19 horas, inclusive aos finais de semana. (TSE)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui