Foi realizado no mutirão o serviço de regulação da fecundidade. Em 2013 foram realizadas 146 vasectomias e 90 laqueaduras.
Na manhã deste sábado, 11 de outubro, aconteceu em Governador Valadares, no leste de Minas, o Mutirão de Laqueadura e Vasectomia. Os exames são feitos em homens e mulheres no Centro Viva Vida, localizado na Rua São Joao, 344.
Foram realizados serviços de regulação da fecundidade e aconselhamento de equipes multidisciplinares, para desencorajar a esterilização precoce.
Durante o mutirão foram prestadas orientações sobre a cirurgia (Foto: Inter TV dos Vales)
Cerca de 40 pessoas compareceram para fazerem as consultas. Terminada esta etapa, é feito um estudo de caso de cada paciente por meio de uma reunião com toda a equipe (enfermeiro, psicólogo e médico) para aprovação do procedimento. Caso os exames pré-cirúrgicos não apresentem alteração, a cirurgia é agendada.
Vasectomia e laqueadura
Segundo dados do município, em 2013 foram realizadas 146 vasectomias pela rede pública de saúde de Valadares. De janeiro a julho de 2014, foram 65. Já laqueaduras tubárias, foram 90 no ano passado, contra 50 este ano (até julho). Foi realizado um parto cesariano com laqueadura tubária em 2013 e três em 2014 (também até julho).
Laqueadura é uma cirurgia definitiva que faz ligadura das trompas, pelas quais passam os óvulos que saem dos ovários em direção ao útero. As trompas são cortadas e suas extremidades são amarradas ou bloqueadas por meio de cauterização, anéis ou clipes. Nestes casos, não há mais a possibilidade de que ocorra a fecundação. (G1)