Programação especial encerra o Festival de Comida da Roça de Conceição do Mato Dentro

0

Criado em 2013, evento leva diversão para os distritos e fortalece a economia rural

A 2ª Edição do Festival de Comida da Roça de Conceição do Mato Dentro encerra no próximo dia 19 trazendo novidades e ampliando o alcance do evento. Iniciado no dia 24 de agosto com o envolvimento de cinco distritos, o encerramento agora traz também a participação de dez municípios vizinhos que estarão disputando o 30º Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal – Serro. Gastronomia à parte, as atrações culturais também são um prato cheio para quem aprecia a simplicidade temperada com talento. Música e teatro vão animar a festa.

O Festival de Comida da Roça foi idealizado em 2013 por iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, com o apoio da EMATER-MG e das Associações Comunitárias dos distritos de Itacolomi, São Sebastião do Bom Sucesso (Sapo), Córregos, Ouro Fino e Santo Antônio do Norte (Tapera). O evento foi criado com o objetivo de oferecer ao público uma seleção gastronômica genuinamente do campo e às comunidades valorização e aumento da renda familiar.

Este ano, o Festival de Comida da Roça foi proposto sob o tema “Agricultura Familiar”, apoiando a decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas que escolheu 2014 como o ano do reconhecimento à contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo. Escolha que reflete a preocupação do evento em promover uma alimentação de qualidade, respeitando as características culturais e imprimindo a marca da responsabilidade social.

Reconhecendo a importância do evento para as comunidades rurais, a EMATER-MG e as prefeituras dos municípios vizinhos escolheram a festa de encerramento da 2ª Edição do Festival de Comida da Roça para sediar o 30º Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal – Serro. O concurso, tal qual o Festival, é um incentivo aos produtores para a adequação às questões sanitárias e manutenção das características do produto.

Queijo do Serro

Conhecido nacionalmente pela sua qualidade, o Queijo tipo Serro foi registrado como patrimônio imaterial de Minas Gerais em 2002. Para os consumidores, o produto se destaca por ser mais úmido e por apresentar um toque de acidez no sabor, resultantes da utilização do “pingo” na sua produção. O pingo é um fermento natural recolhido do soro do queijo, capaz de aplicar no laticínio características únicas como a textura, a cor, a consistência, o sabor e o aroma. Quesitos fundamentais na avaliação do produto.

Atualmente, dez municípios da região são registrados como produtores do Queijo do Serro. São estes: Serro, Sabinópolis, Dom Joaquim, Alvorada de Minas, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, Serro Azul de Minas, Materlândia, Paulistas e Conceição do Mato Dentro. Eles estarão sob avaliação no dia 19 de outubro, durante a realização do evento de encerramento da 2ª Edição do Festival de Comida da Roça.

Serviço

Festival de Comida da Roça
Data: 19/10/2014
Hora: a partir das 10h
Local: Mercado Municipal Maurílio Lages (Praça Dr. Jorge Safe, 33 – bairro Rosário)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui