O Serviço de atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Norte de Minas está intensificando o treinamento e atualização de médicos e enfermeiros para atendimento em ocorrências de acidentes com múltiplas vítimas (AMV).
Durante toda a semana, profissionais que atuam na base do Samu de Montes Claros estão recebendo orientações sobre o papel do condutor socorrista e da regulação médica no atendimento a AMV e a prática de triagem com método START, utilizada nesse tipo de ocorrência. O treinamento está sendo realizado na sede operativa do SAMU, em Montes Claros.
Somente nesta sexta-feira, quando encerra a sequência de treinamento, no período de 7h às 8h30, foram registrados dois acidentes com múltiplas vítimas em Montes Claros, sendo uma colisão entre caminhão e ônibus, ocorrida na BR-365, a dois quilômetros de Montes Claros, onde cinco pessoas ficaram feridas, uma delas, inclusive, com amputação do braço direito, e uma colisão entre duas motos, com quatro vítimas que sofreram fratura exposta.
(Profissionais recebem orientações na sede operativa do Samu, em Montes Claros – Foto: Divulgação)
Nos últimos anos, as ocorrências de acidentes de trânsito vêm aumentado de forma alarmante e estão cada vez mais graves, não só nas rodovias que cortam a região Norte de Minas, mas principalmente nas áreas urbanas, se tornando um grave problema de saúde pública.
Esse tipo de ocorrência é um dos principais motivos de acionamento do Samu Macro Norte, respondendo por mais de 70% dos atendimentos por causa externa realizados na região. “O treinamento é rotina no Samu, mas como os acidentes graves têm sido recorrentes precisamos nos antecipar sempre, de forma que as equipes estejam sempre atualizadas e motivadas para realizar o atendimento com a eficácia, tempestividade e sincronismo que esse tipo de situação requer”, observa Ubiratam Correia Lopes, coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu.
Com aulas teóricas e práticas, além do atendimento a AMV, o treinamento também aborda temas como suporte avançado de vida adulto e pediátrico, vias aéreas avançadas, acesso venoso central (Intracat e Certofix) e descompressão e drenagem torácica.
O treinamento encerra na tarde desta sexta-feira, com simulação teórica de atendimento a acidentes com múltiplas vítimas.
(Profissionais recebem orientações na sede operativa do Samu, em Montes Claros – Foto: Divulgação)