Parceiros da Prefeitura de Caratinga participaram da ação de plantio de mudas de árvores promovida pelo Departamento de Educação Ambiental na Avenida Dário Grossi na manhã de sábado
Em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, a Prefeitura de Caratinga por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, convidou parceiros e registrou a data plantando 431 mudas de Ipês na Avenida Dário Grossi. A ação contou com a participação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e aconteceu na manhã de sábado (19).
“A árvore é o maior símbolo da natureza”, lembrou o secretário de Meio Ambiente, Álvaro Tápias Chinchilla. “Ela proporciona sombra para o nosso descanso, os frutos para nossa alimentação. A árvore é muito importante para o equilíbrio do ambiente porque mantém a umidade do ar, diminui a poluição, principalmente nos centros urbanos, forma barreiras contra os ventos, impede a erosão, dentre tantos outros benefícios. Além disso, as árvores fornecem várias matérias-primas, como a celulose para a fabricação de papel e a madeira, por exemplo”.
Hélio Amaral ensina às crianças a plantar árvores – Foto: Divulgação
Parceiros plantam árvores
Aproximadamente 30 pessoas da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias contribuíram para o plantio das Ipês. Os membros da Igreja que participaram fazem parte do Projeto Voluntariado “Mãos que Ajudam”, que há mais de 12 anos colaboram em diversas ações sociais.
A diretora de Assuntos Públicos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Patrícia Gonçalves, explica que o tema proposto para 2014 é “Mãos que ajudam o Meio Ambiente”. Ela conta que o convite para participarem do plantio das mudas partiu da diretora do Departamento de Educação Ambiental, Maria das Graças Santos, Mariinha, e foi recebido com alegria. “Recebemos o convite e ficamos muito felizes por sermos incluídos entre os parceiros da Prefeitura de Caratinga. Poder contribuir um pouco com a nossa cidade nesta ação é gratificante. Hoje a comunidade está precisando de mãos que ajudam a plantar árvores e a zelar pela Natureza, mantendo a limpeza e a organização. O bem é para toda a cidade e para toda a sociedade,” finaliza.
O sargento Adelson, da Polícia Militar Ambiental, diz que o meio ambiente está muito degradado e explica que ações como esta da Prefeitura de Caratinga estão colaborando para despertar nas pessoas o respeito pela Natureza. “São ações como esta que demonstram que os órgãos públicos ainda estão se preocupando com esta triste realidade. É importante comprometer cada vez mais pessoas, pois ainda há muita necessidade de conscientizar a população para continuarem valorizando a palavra preservação”.
O professor e historiador Hélio Amaral participou do plantio dos Ipês e fala de sua emoção. “Estou bastante emocionado em participar deste movimento. Eu soube por meio do Facebook da Prefeitura que esta ação iria acontecer e decidi colaborar. Estar aqui me faz pensar no futuro, daqui a 10 anos como será a Avenida Dário Grossi com a beleza destas árvores crescidas e floridas. Elas vão ser admiradas por todos que aqui passarem durante as suas caminhadas. Estamos na Primavera e nada melhor que Ipês para retratar a beleza típica do nosso país. É muito bom ver as crianças, os jovens e os adultos envolvidos nesta ação que me faz sonhar com um futuro melhor para todos”.
Alunos visitam Aterro Sanitário Municipal – Foto: Divulgação
Visita guiada ao Aterro Sanitário Municipal
Para assinalar o Dia da Árvore, o Departamento de Educação Ambiental promoveu, durante a semana, visitas de escolas ao Aterro Sanitário Municipal.
Participaram da visita ao Aterro Sanitário Municipal escolas públicas estaduais. Os alunos fizeram uma visita guiada, participaram de palestras com o tema “Resíduos Sólidos no Aterro Sanitário” e participaram do plantio de 150 mudas de árvores nativas da região”, conta Mariinha.
O técnico de Saneamento Básico, Vagno Mourino Alves e o estagiário do curso de Ciências Biológicas, do UNEC (Centro Universitário de Caratinga), William Wdsono receberam os alunos da E. E. Deputado Agenor Ludgero Alves, no dia 16 e da E. E. Professora Maria Fontes, 18 , para visitas guiadas ao Aterro Municipal.“Explicamos o que acontece com os resíduos recolhidos na sede e nos distritos após a chegada dos mesmos ao Aterro”, conta Vagno.
“Os alunos tiveram a oportunidade de aprender a fazer o plantio de mudas de árvores nativas sob a orientação da bióloga Valdirene Maria da Silva Pinto do Departamento de Biologia da Prefeitura”.
Ao todo foram plantadas 431 mudas de árvores pela Prefeitura de Caratinga – Foto: Divulgação
O Dia da Árvore
A data é comemorada em todo o mundo, mas em datas diferentes. No Brasil, é comemorado no dia 21 de setembro, devido à véspera da chegada da primavera, estação responsável pelo grande aparecimento de flores e por simbolizar a continuação da vida. Esse dia está relacionado à cultura indígena, que cultua o respeito e a valorização da árvore, representante direta de nossa imensa riqueza natural.
No dia 21 de março também se comemora o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta. Essa comemoração oficial teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.
Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, o pinheiro-do-paraná, também conhecida como araucária.