Ipatinga fica mais bonita na primavera

0

No Dia da Árvore (21 de setembro), Ipatinga tem, pelo menos, 100 mil motivos para comemorar. Esse é o total estimado de árvores plantadas em áreas públicas da cidade, sem contar as cultivadas pelos moradores, o que aumenta consideravelmente esse número. Não à toa, Ipatinga é reconhecida como uma das cidades mais arborizadas do Brasil, com mais de 100 metros quadrados de área verde por habitante.

Com a chegada da primavera, então, Ipatinga fica mais verde, florida e bonita. Pelas ruas, canteiros, parques e praças, espécies variadas de árvores e flores dão um novo colorido à cidade, saudando a chegada da nova estação.

A grande quantidade de árvores em Ipatinga é resultado do esforço de todos, de quem produz, planta e cuida. A Prefeitura faz a sua parte, protegendo as árvores que já existem, plantando outras, produzindo mudas e reproduzindo uma atitude positiva em relação ao meio ambiente.

Em toda a cidade, são mais de 100 mil árvores, de espécies variadas – Foto: Divulgação

Boa parte das árvores, flores e plantas em geral é produzida no Viveiro Municipal, localizado no bairro Jardim Panorama (rua Argemiro de Melo, n° 525), que possui aproximadamente 110 mil mudas, de 156 espécies diferentes (27 medicinais, 64 ornamentais e 65 arbóreas).

No Viveiro Municipal, que faz parte do complexo do Parque Ipanema, são produzidas, em média, 25 mil mudas por mês. Essas mudas são utilizadas em projetos paisagísticos da Prefeitura e distribuídas, gratuitamente, à população. Cada morador pode pegar quatro mudas – à escolha – todo mês, após fazer um cadastro. Mensalmente, são doadas à população, entidades e escolas aproximadamente 6 mil mudas. Outras 15 mil, em média, são plantadas todos os meses em áreas públicas da cidade.

ÁRVORES NOBRES

Entre as espécies plantadas em áreas públicas, os ipês – roxos, rosas, brancos e amarelos – reinam absolutos. A maioria dos novos plantios é de mudas de ipês. Atualmente, estima-se que existam pelo menos 600 espalhadas por todos os bairros, cujo espetáculo da floração está no seu final, antecedendo a chegada da primavera.

Outra árvore considerada símbolo do País, o pau-brasil, também pode ser encontrada em vários pontos, como no estacionamento da Câmara, no centro da cidade. O pau-brasil, com sua coloração avermelhada, é uma espécie rara, mas que também é cultivada no Viveiro Municipal.

Jacarandás, mognos, pinheiros, palmeiras, aroreiras, sete cascas, astrapéias, cajás, mangueiras e goiabeiras são outras árvores que podem ser vistas numa volta pela cidade, tornando o espaço urbano mais bonito, purificando o ar pela fixação das partículas de poeira e gases tóxicos e reciclando os gases, através da fotossíntese.

Mais do que sombra, as árvores funcionam como amortecedores de ruídos e oferecem abrigo para a fauna, como as aves que ajudam a embelezar ainda mais a estação que chega.

Os coloridos ipês estão presentes em quase todas as áreas públicas – Foto: Divulgação

CIDADE VERDE

Ipatinga é, realmente, uma cidade verde. Suas ruas, avenidas, parques e praças possuem uma área gramada total de aproximadamente 450.000m², sendo 40.000 m² de jardins (canteiros e parques) e quase 100 praças públicas e áreas verdes que recebem atenção especial da Prefeitura e serviços permanentes de paisagismo.

Pelo menos 20 espécies ornamentais são utilizadas nas praças e jardins da cidade. As mais comuns são trapoeraba-roxa, trapoerabão, Rhoeo, alho social, azulzinha, clorofito, cóleus, érica, espatifilo, hera roxa, ixora, ligustrinho, lírio amarelo, margarida branca, piléia asa de anjo, pingo de ouro, periquito, resedá amarelo, maranta, liriope, onze horas, vinca, iresine, berduega e llúsia.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Em Ipatinga, árvores também têm status de patrimônio histórico. Desde 1990, duas árvores fazem parte da relação de 16 bens tombados pelo patrimônio do município, o que significa que elas jamais poderão ser cortadas: uma figueira (“fícus elástica”) na esquina da avenida Japão com a rua Nicarágua, no bairro Cariru, e um ipê peroba na esquina das ruas Serra Estrela e Aracaju, no Jardim Panorama.

Essas duas árvores foram plantadas antes da urbanização de Ipatinga. É o caso da figueira do Cariru, localizada em frente à Consul, que teria sido plantada antes da construção do bairro para abrigar funcionários da Usiminas na época de instalação da empresa. Referência para a comunidade, essa histórica árvore foi ameaçada nos anos 80, quando os moradores se mobilizaram para impedir sua derrubada. A mobilização da comunidade levou ao tombamento da velha figueira.

O ipê peroba do Jardim Panorama também existe desde antes da criação do bairro. A árvore – natural da mata nativa regional – integra uma praça construída com a participação da comunidade, e é tradicional ponto de referência e espaço de lazer.

O ipê também esteve ameaçado, recentemente, mas foi “salvo” pela equipe de técnicos da Seção de Parques e Jardins da Prefeitura, cuja ação impediu que fosse tomada por fungos e cupins. Um raio atingiu o tronco da árvore e abriu uma fissura, facilitando a sua contaminação por insetos. Um “coquetel” de inseticidas e fungicidas conteve os “invasores” e permitiu que a histórica árvore continuasse integrada à paisagem do Jardim Panorama, agora como símbolo, também, da resistência e do respeito ao meio ambiente.

(Fotos e informações da Prefeitura de Ipatinga)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui