A homenagem acontece nesta sexta-feira (19) durante desfile cívico em comemoração aos 143 anos de emancipação do município.
As memorialistas Virgínia Chaves (dona Zina) e Cléa Dalva, serão homenageadas durante o desfile cívico em comemoração aos 143 anos de emancipação do município de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha que acontece a partir das 8 da manhã desta sexta-feira (19).
As homenageadas foram responsáveis pelo mais completo levantamento histórico da cidade. O trabalho permanece inédito, apesar da promessa de publicação de um livro, pelas últimas administrações municipais.
Cléa e Virgínia realizaram levantamento histórico sobre os principais acontecimentos de Araçuaí
O trabalho de pesquisa abrange desde acontecimentos históricos a partir da década de 1920, incluindo a listagem de todos os prefeitos do município, com suas respectivas realizações, à presença dos imigrantes libaneses na economia da cidade, passando ainda pela arquitetura traçada pelo italiano Francisco Onnis nos mais importantes prédios da cidade.
Virgínia Chaves foi à primeira mulher a exercer cargo público na cidade. Ocupou a chefia do serviço de contabilidade da prefeitura municipal em 1939, e mais tarde foi secretária do então prefeito Cantídio Amaral em 1948. Pediu demissão do cargo para se dedicar à Educação como professora.
Ao se aposentar, em 1971, passou a se dedicar à pesquisa histórica e a escrever artigos para jornais da região. Morreu em agosto de 2008 de infarto do miocárdio.
Ao lado de Cléa Dalva, que também se aposentou como funcionária administrativa da prefeitura, escreveu e catalogou textos e fotos que representam um passeio romântico e a verdadeira alma da cidade.
Cléa Dalva, responsável por grande parte dos trabalhos de pesquisa, faleceu este ano, aos 83 anos de idade.
Ambas faleceram sem ver concretizado o sonho de ter o trabalho de todo uma vida transformado em livro.
A convite do prefeito do município, Armando Jardim Paixão, representantes das famílias das memorialistas foram convidados para compor a tribuna de honra, junto a outras autoridades para a recepção do desfile cívico cultural, cujo tema este ano é: “Araçuaí, memória e história do nosso povo”.
(Gazeta de Araçuaí)