Nasce mais um filhote de gorila no Zoológico de Belo Horizonte

0

Novo bebê gorila, filho de Imbi com Leon, nasceu no fim da tarde de quarta-feira

Pouco mais de um mês após o nascimento do primeiro filhote de gorila na América do Sul, é a vez de Imbi (a outra fêmea que vive no Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte com Leon e Lou Lou) ter nos braços seu pequeno bebê. O nascimento aconteceu no início da noite de quarta-feira, dia 10, às 18h18, e assim como Lou Lou, a nova mamãe passa bem e não desgruda um só instante do filhote.

Como o parto foi normal, não houve a necessidade de nenhuma intervenção por parte dos veterinários da FZB-BH, o que torna todo o processo bastante tranquilo para os animais. A partir de agora, o primeiro grupo reprodutivo da espécie gorila da planície ocidental em zoológicos do continente sul americano conta com três adultos (duas fêmeas e um macho), além dos dois filhotes que ainda não tiveram o sexo identificado.

A mamãe está muito grudadinha ao filhote e ambos passam bem – Foto: Suziane Fonseca/Divulgação

Carinho em dose dupla

A julgar pelo primeiro mês, Leon promete ser um excelente pai, acompanhando de perto as fêmeas e demonstrando cuidado e carinho com a prole. Mesmo com a nova realidade, os animais estão interagindo de modo bastante natural, com brincadeiras e vocalizações próprias da espécie.

Os gorilas continuam a transitar com frequência entre a área de manobra (espaço mais restrito) e a área externa do recinto. O descanso durante o dia e à noite é compatível com a nova realidade dos gorilas. A rotina alimentar também se mantém com o consumo regular de frutas, sucos, legumes e verduras. Devido à amamentação, as mamães recebem um suplemento de cálcio. Os filhotes são amamentados várias vezes ao dia e aproveitam para receber todo o aconchego das mães.

O entorno do recinto continua com telas de proteção para manter o ambiente o mais calmo possível. Os visitantes podem contribuir seguindo as orientações dadas pela equipe de funcionários da Fundação. Tudo com o objetivo de garantir que o grupo de gorilas possa usufruir de momentos de tranquilidade e conforto em seu recinto.

Vale lembrar ainda que a escolha dos nomes será feita por meio de votação popular pela internet e terá início no dia 12 de outubro.

(Ascom Prefeitura de Belo Horizonte)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui