Lei Estadual proíbe a presença de animais em circos. O leão deverá ser levado para um zoológico da região
Um leão foi apreendido na última quarta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), na cidade de Passa Tempo, no Sul do Estado, e chamou a atenção da população de Lavras após o veículo que o transportava furar o pneu na cidade.
Segundo nota divulgada pelo Ibama, o Escritório Regional do instituto em Lavras recebeu uma denúncia feita através da Linha Verde, a ouvidoria do órgão, e se deslocou até a cidade. O leão estava no circo Aritana e, segundo o chefe do escritório, Adriano Garcia, é manso e de idade avançada.
“A Lei estadual nº 21.159/2014 proíbe a presença de animais em circo. Além disso, o recinto em que ele estava tem as dimensões reduzidas, o que caracteriza maus-tratos”, explicou Garcia. Durante o trajeto até a cidade de Lavras, o veículo usado para o transporte furou o pneu e parou, o que acabou chamando a atenção da população, que se aglomerou em volta do animal.
Vendo a movimentação em sua volta, o leão acabou ficando estressado, e o Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar a situação. O animal foi levado para a sede do Ibama em Lavras e será transferido para algum zoológico da região.
Leão foi levado para Lavras e virou atração – Foto: Ibama/Divulgação
(O Tempo)