Montes Claros recebe o 1º Encontro Nacional e Internacional de Danças

0

Evento é uma realização da Fundação Cultural Marina Lorenzo Fernandez. Festival será realizado nos dias 4, 5, 6 e 7 de setembro.

A Fundação Cultural Marina Lorenzo Fernandes e o grupo de dança Fitas, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esportes e Juventude de Montes Claros, realizam nos dias 4, 5, 6 e 7 de setembro o 1º Encontro Nacional e Internacional de Danças da cidade.

O festival folclórico realizará apresentações com 10 grupos, sendo três de outros países, Paraguai, Portugal e Espanha; além de dois de outros estados, São Paulo e Ceará. “É uma forma que a fundação encontrou para perpetuar as manifestações folclóricas”, comenta um dos organizadores do festival, Gabriel Freitas de Souza.

Festival tem como objetivo a perpetuação das manifestações folclóricas (Foto: Divulgação/ Grupo Fitas)

Ainda de acordo com o organizador, o festival se mostra importante, porque ele exercita diversos segmentos da cultural popular. “A partir do momento que você mobiliza um grande número de pessoas você consegue propagar o folclore. Um festival de dança inclui diversas outras coisas, como culinária e artesanato. Para se prepara, os grupos precisam confeccionar as roupas que são feitas de acordo com o saber popular”, diz.

Para o Grupo Fitas, o evento cultural tem um significado maior. Em agosto de 2014, o grupo comemorou nove anos de existência em Montes Claros. Além de apresentações de danças, o Fitas realiza projetos com alunos de um colégio montes-clarense.

“Trabalhamos com esses alunos os diferentes folclores brasileiros para que eles possam produzir danças. O colégio nos oferece espaço necessário para os ensaios e também camarim para guardamos as roupas”, destaca o coordenador do grupo, Marco Aurélio Dummont.

Outros estados

Um dos participantes deste 1ª Encontro Nacional e Internacional de Danças é o Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão, da cidade de Senador Pompéu, Ceará, que vem pela primeira vez a Minas Gerais. Um dos organizadores, Glauber Matos, ressalta que o festival em Montes Claros consolida o destaque obtido pelo grupo no ano de 2014.

“A expectativa é muito grande, porque se trata de um festival a nível internacional. Nós já participamos de outros grandes festivais, como o de Folclore do Ceará, e também do Festival Estadual de Quadrilha, da qual fomos campeões este ano. Ir para Montes Claros é algo muito importante. Esperamos trocar experiências com os outros grupos”, diz Matos.

Para Glauber, o evento montes-clarense será uma forma importante de mostrar o trabalho do Fulô do Sertão em terras mineiras. “Costumo dizer que eventos como este são interessantes quanto ao reconhecimento de público, em relação a boa aceitação dos trabalhos. Isso funciona como uma forma de incentivo”, completa o organizador.

O evento será realizado no Colégio Marista, localizado na Rua Champagnat, nº 81, no bairro Roxo Verde. Para o controle do número de pessoas, a organização distribuirá ingressos gratuitos em três pontos de Montes Claros, cada um identificado pelas cores verde, rosa, amarelo e azul.

Grupo Fulô do Sertão visita Minas Gerais pela primeira vez (Foto: Divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui