Pesquisa revela que 100% do esgoto de Valadares é jogado sem tratamento no Rio Doce

0

Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, está entre os dez municípios brasileiros com pior classificação no ranking do saneamento básico, quesito tratamento de esgoto, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Trata Brasil. Ocupa a última posição entre as 100 cidades brasileiras avaliadas, com índice de 0%. Todo o esgoto da cidade é jogado sem nenhum tipo de tratamento no rio Doce. A média nacional no quesito avaliado pela pesquisa é 38,7%.

Dos dez piores municípios, dois são mineiros: além de Valadares está Ribeirão das Neves que ocupa a 91ª posição com apenas 3,6% do esgoto tratado. A prefeita valadarense Elisa Costa (PT) garante que essa situação será resolvida em breve, com duas estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Uma já está sendo construída no bairro Santos Dummont para tratar 75% do esgoto da cidade.

A outra será construída posteriormente para tratar os 25% do esgoto restantes. Serão investidos nesta etapa R$ 51 milhões em recursos do Ministério das Cidades, por meio de financiamento do BDMG, e mais R$ 1 milhão de contrapartida da Prefeitura.

A construção das ETEs é uma exigência do Ministério das Cidades e da Agência Nacional das Águas (ANA).

O projeto Rio Doce Limpo exige que todos os municípios tratem o esgoto antes de lançá-lo no Rio Doce até 2021. “As ETEs vão permitir que o esgoto seja tratado antes de ser jogado no Rio Doce, uma medida que vai beneficiar o meio ambiente, ajudando na despoluição do rio e também a população”, diz a prefeita.

Cidade tem índice 0 de tratamento de esgoto – Foto: Leonardo Morais/Hoje em Dia

(Hoje em Dia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui