Melhoria de renda, conhecimento ambiental, desenvolvimento técnico e polinização foram conteúdos que incentivaram doze trabalhadores a concluírem o curso de Apicultura realizado na comunidade Paraguai, zona rural de Felisburgo, no Vale do Jequitinhonha. Em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Felisburgo, o curso do SENAR MINAS abordou conhecimentos sobre gerenciamento da atividade apícola, custos de produção, legislação e associativismo.
O evento foi realizado com carga horária de 40 horas e ministrado pelo instrutor Geilson Miranda Gonçalves, que durante as aulas ensinou as operações e técnicas necessárias para o sucesso da produção de mel e cera. Geilson afirmou que a turma se mostrou muito interessada e comprometida. “Acredito que pelo comprometimento demonstrado durante o treinamento, vão conduzir os apiários de forma correta e com sucesso na atividade”.
Euflorzino Souza Carvalho, 59 anos disse que o conhecimento adquirido foi de grande valia. “As técnicas que aprendi farão diferença na minha produção e na renda familiar. Com crescimento na produção, minha família vai poder não apenas consumir mel como também comercializar”.
Durante as aulas, os alunos também receberam orientações sobre higiene, segurança no trabalho e cuidados com o meio ambiente. (Senar)