Usinas solares experimentais capacitam alunos de universidades mineiras

0

Alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Ambiental de quatro universidades do interior de Minas Gerais – as Universidades Federais dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e de Lavras (Ufla), o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) – poderão aprender, na prática, sobre o processo de geração de energia solar, por meio de usinas fotovoltaicas experimentais.

Para a implantação desse projeto, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig celebrou, nessa segunda-feira (30/6), um convênio de cooperação técnica com as universidades. A Empresa irá doar mil painéis fotovoltaicos e fornecer treinamento e suporte técnico para a operação e manutenção das usinas. As instituições de ensino ficarão responsáveis pelos custos de transporte e demais equipamentos, como cabos, conexões e inversores.

De acordo com o gerente de Alternativas Energéticas da Cemig, Marco Aurélio Dumont Porto, as usinas solares experimentais terão uma potência instalada de 13 kWp e serão utilizadas como laboratório, com interesse exclusivamente acadêmico, de apoio e aprendizado prático. “O principal objetivo é disseminar tecnologias inovadoras e conscientizar os estudantes sobre a necessidade de expansão da oferta de energia por meio de fontes limpas, renováveis e sustentáveis”, destaca.

Ainda segundo o gerente, as usinas experimentais irão gerar conhecimento científico sobre os impactos de inserção da energia solar no sistema elétrico e sobre geração distribuída, micro e minigeração integradas à arquitetura das edificações. Ele também ressalta a capacitação de profissionais altamente especializados como um importante resultado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui