Unidades da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais são inauguradas em Carangola e Manhumirim

0

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), inaugurou, na última sexta-feira (27/06), mais duas unidades da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) no estado. Desta vez, as cidades de Manhumirim e Carangola foram beneficiadas com a Uaitec, que oferecerá ensino superior gratuito e de qualidade aos moradores da região da Zona da Mata.

A partir de agora, os municípios ingressam à Rede Uaitec, que oferece ambientes equipados com infraestrutura e ferramentas inovadoras, como lousa interativa digital, sistema de projeção e multimídia, capazes de produzir conteúdos diversos na internet e em modo local. Todo equipamento tecnológico da Rede Uaitec, aparelhada com os mais modernos instrumentos que permitem ao aluno desfrutar, com comodidade, todas as possibilidades de aprendizagem. Isto garantirá com que as universidades estaduais e federais mineiras ofereçam cursos de educação a distância.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, esteve presente na inauguração dos novos espaços – Foto: Divulgação

Recebido pelas autoridades e moradores das cidades de Carangola e Manhumirim, o secretário de Estado Narcio Rodrigues, garantiu, durante as solenidades, que não se constrói uma revolução no Ensino a Distância sem aparato de ferramentas com acentuada sofisticação tecnológico. “Temos que tornar as salas de aulas mais atrativas para os alunos, para que eles possam ter o acesso ao ensino de qualidade, podendo usufruir de todos esses benefícios, gratuitamente”, afirmou o secretário.

Com as inaugurações das duas unidades, a região da Zona da Mata passa a contar com mais opções de ensino superior e cursos diversos oferecidos a distância. Atualmente o programa oferece gratuitamente cursos de capacitação profissional, extensão universitária, idiomas, além dos cursos livres e abertos (MOOC) e o pioneiro MBA em Engenharia e Inovação.

Em fase de elaboração, os cursos de graduação tecnológica estão sendo construídos em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Os cursos atenderão a três eixos temáticos: Sustentabilidade (Superior de Tecnologia em Agroecologia e Tecnologia em Gestão Ambiental); Gestão (Gestão Pública e Gestão de Saúde Pública) e Tecnologia de Informação (Tecnologia em Sistema para Internet e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de sistemas), com duração de três anos.

Em Carangola, a Uaitec foi implantada na unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais. Presente na solenidade, a subsecretária de Ensino Superior, Liana Portilho, ressaltou o empenho do Governo de Minas para a ampliação da Rede Uaitec em todo o estado e garantiu que a Sectes não está medindo esforços para cumprir a meta estabelecida pelo governo estadual de implantar até o fim deste ano 100 unidades em todas as regiões de Minas Gerais. De acordo com o diretor da Uemg/Carangola, Braz Consenza, além dos alunos da universidade, toda a população poderá se beneficiar das ofertas de cursos. “Carangola nunca mais será a mesma”, afirmou.

Homenageados

Em cada uma das suas unidades, a rede Uaitec possui um Espaço Memória. O local tem o objetivo de homenagear uma personalidade do município ligada à educação, à cultura, ao esporte ou à produção de conhecimento. O homenageado de Manhumirim é o Padre Demerval Alves Botelho e em Carangola a homenagem será feita ao Ministro Victor Nunes Leal. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui