Interrupções no fornecimento de água preocupam moradores de Conceição do Mato Dentro

0

Prefeitura criou o Departamento de Água e Esgoto para acompanhar e fiscalizar os serviços de abastecimento no município. Agência reguladora foi acionada para fazer uma vistoria técnica

As reclamações são muitas. Nas redes socais, nas conversas informais ou junto à Prefeitura, diversas pessoas se queixam do atendimento da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que frequentemente tem deixado muitas residências sem uma gota d’água em Conceição do Mato Dentro. O problema não é recente. Para tentar entender as causas do desabastecimento e fiscalizar os serviços da Copasa, a Prefeitura de Conceição criou, no ano passado, o Departamento de Água e Esgoto, comandado pela diretora Francine Oliveira. Segundo ela, ainda é preciso estreitar mais os laços com a empresa de saneamento, que nem sempre fornece as informações solicitadas em tempo hábil.

(Foto: DeFato Online / Divulgação)

O problema de Conceição, segundo entendidos do assunto, não tem a ver com a escassez dos mananciais, como no caso de Itabira e outras cidades mineradoras do estado. Água o município tem em abundância. Segundo a Prefeitura, o gargalo está na falta de investimento da empresa que explora os serviços.

Por se tratar de um problema que afeta a população como um todo, o Ministério Público interveio. O promotor Marcelo Mata Machado acionou a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) e os técnicos vieram a Conceição. A equipe fez visitas técnicas e se reuniu com representantes da Copasa para ouvir explicações. Procurada, a Arsae informou, por meio da Assessoria de Imprensa, que um relatório técnico com o resultado da visita será publicado no site oficial da instituição.

Procurada, a Copasa disse que as paralisações no sistema de abastecimento de água têm a ver com rompimentos das redes e adutoras de distribuição de água tratada causados pelas obras de execução da drenagem pluvial na avenida Juscelino Kubitschek. A empresa afirma ainda que os problemas ocorridos recentemente não têm nada a ver com o crescimento populacional. A Copasa garantiu que realizou recentemente a ampliação do sistema de abastecimento de água da sede municipal e sempre faz estudos para ver a necessidade de novos investimentos.

(Foto: DeFato Online / Divulgação)

Atendimentos

O Departamento de Água e Esgoto de Conceição do Mato Dentro tem dois canais de atendimento ao cidadão: um telefone e um e-mail (31-3868-2431 e francine.oliveira@cmd.mg.gov.br). Qualquer reclamação pode ser encaminhada ao DAE, que tomará as medidas necessárias para cobrar soluções rápidas.

Francine afirma que, por ser relativamente recente, o Departamento ainda recebe pouca demanda por parte da comunidade. Um trabalho de divulgação está sendo feito em parceria com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura para torná-lo cada vez mais conhecido e ao alcance de todos. “Às vezes as pessoas reclamam no Facebook ou nas ruas, mas não formalizam. É preciso trazer essa reclamação até nós para buscarmos respostas”, disse a diretora.

Grupo de discussão

Uma boa sugestão para Conceição do Mato Dentro é a criação de um grupo de discussão com a união de membros da sociedade civil, vereadores, representantes do município, das empresas e da própria Copasa. Em Itabira, o Grupo da Água, como ficou denominado, tem participação da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária (Acita), Câmara Municipal, Vale e outras entidades que representam a comunidade.

As discussões mais sérias giram em torno dos projetos de captação – já que na cidade sofre com um déficit de abastecimento de 15%. Os encontros sempre têm a presença da imprensa e traz várias novidades: se os projetos caminharam ou não, se vai haver campanha de conscientização, quais medidas serão tomadas para acelerar as decisões políticas, entre outras. São iniciativas que produzem resultados e permitem a participação coletiva na resolução de problemas. Os resultados costumam surpreender. (DeFato Online)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui