De 27 de junho a 07 de julho acontece mais uma edição da tradicional Festa do Rosário, na cidade de Serro. A festa, de cunho religioso e folclórico é promovida anualmente pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e Associação dos Congados da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, no primeiro domingo do mês de julho, e as celebrações ficam a cargo dos sacerdotes, que contam com o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura e de toda comunidade.
Nesse ano, a Festa do Rosário de Serro vai ter transmissão ao vivo pela Rede Vida, a maior emissora católica do Brasil. A programação ainda não foi divulgada.
História
1728 é o registro da criação da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e a marca da primeira festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos na Vila do Príncipe, hoje cidade de Serro.
A festa surgiu como possibilidade para o homem negro escravizado expressar sua cultura e celebrar a devoção a Nossa Senhora do Rosário.
Diz uma lenda histórica que em certa época Nossa Senhora apareceu nas águas do mar. Imediatamente vieram os Caboclos que dançaram, cantaram, tocaram seus instrumentos, mas ela não foi com eles. Vieram os Marujos que também dançaram e cantaram, mas ela não os seguiu. Vieram então os negros, os catopês, que dançaram, cantaram, tocaram seus instrumentos e atiraram seus mantos nas águas. Ela veio até eles. Por isso, é considerada a protetora dos negros.
(Tradicional Festa do Rosário do Serro será realizada de 27 de junho a 07 de julho)
(Prefeitura do Serro / Folha de Guanhães)