Unidos e com o objetivo de encontrar um doador de medula óssea compatível com o jovem André Luiz Nunes da Cunha Pereira Alves Pimenta, de 21 anos, morador de Serro, família e amigos criaram uma comunidade no Facebook que já mobilizou milhares de pessoas.
Intitulado de “Amigos do André“, a comunidade foi criada no início de junho, com o intuito de angariar mais pessoas para doações de sangue ou plaquetas e cadastramento de medula óssea no REDOME. Isso porque, em fevereiro de 2013, André foi diagnosticado com LMA – Leucemia Mieloblástica Aguda, tratou, mas há um pouco mais de dois meses, a doença voltou, e agora, ele precisa de um doador compatível de medula óssea.
Veja o vídeo da campanha:
Segundo informações da página, no dia 03 de julho, o Hemocentro de Diamantina estará em Sabinópolis para realizar o cadastro de doadores de Medula Óssea. Você que ainda não se cadastrou basta comparecer ao Centro Pedagógico Pés no Chão.
Para se cadastrar, o candidato deverá apresentar seu documento de identidade, e em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue (10 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador).
Os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.
(Foto: Divulgação / Campanha Amigos do André)
(Por Folha de Guanhães / Com alterações)