Aplicativo desenvolvido em Governador Valadares é premiado em evento do Google

0

Imagine sua ideia de criar um empreendimento ser vencedora de um evento idealizado pelo Google, uma das maiores empresas de tecnologias do mundo. Esse sonho virou realidade para os amigos Gustavo de Souza Lima, 30, aluno do 8º período do curso de administração da Faculdade de Administração de Governador Valadares (FAGV), e Vinicius Ribeiro Fernandes, 25, professor de informática em cursinhos pré-vestibulares em Valadares. Eles foram os vencedores do evento Startup Weekend, realizado na última semana em Vitória (ES). Eles participaram com um aplicativo pelo qual os usuários podem marcar suas partidas de futebol, as tradicionais “peladas” entre grupos de amigos, em qualquer lugar, e ainda receber por isso.

(O aplicativo desenvolvido pelos amigos Gustavo e Vinicius foi vencedor do Startup Weekend, evento destinado ao desenvolvimento de novos negócios – Foto: Antônio Cota)

Segundo Vinicius Ribeiro, à medida que vão interagindo no aplicativo, as pessoas acumulam a moeda “footpoint”, que pode ser trocada por produtos esportivos variados, nas empresas patrocinadoras. “No nosso aplicativo, as pessoas podem escolher os amigos que vão participar, escolhem também o local da partida, e depois escolhem a empresa que vai patrocinar. Então, a gente converte parte da receita em ‘footpoint’ para os jogadores, e eles podem trocar esses ‘footpoints’ por produtos das lojas conveniadas dentro do nosso aplicativo. Por exemplo, um grupo de amigos que costuma bater bola na Praça de Esportes. No aplicativo, eles vão receber por isso, e aí podem trocar por meião, camisa, colete, bola, entre outros produtos”, explica um dos idealizadores do aplicativo.

“A ideia é transformar a realidade de quem já sonhou em jogar futebol, com um pouquinho do que é ser jogador de futebol de verdade, ao serem patrocinados por grandes empresas”, diz Ribeiro.

A meta estipulada por Vinicius e Gustavo é terminar o projeto até julho, ou meados de agosto, para depois fazerem o teste do aplicativo em Valadares e região, para terem um ‘feedback’ dos consumidores. O próximo passo, segundo os amigos, é fazer o lançamento do aplicativo e depois mostrá-lo na maior vitrine da América Latina, uma feira de Ciências e Tecnologia que acontecerá no mês de outubro, também em Vitória.

“Nós vamos terminar o aplicativo, fazer o lançamento, conseguir investidores e levar para a Semana da Ciência e Tecnologia. O fato de termos ficado em primeiro lugar no Startup Weekend nos deu o direito de termos um stand na semana da ciência. Vamos poder mostrar nosso aplicativo para mais de 160 mil pessoas. É uma vitrine das mais importantes para lançarmos nosso produto. Estamos satisfeitos e com toda a vontade de trabalhar para finalizarmos nosso aplicativo”, destacou Gustavo de Souza.

Startup Weekend

A dinâmica do evento Startup Weekend aconteceu por 54 horas seguidas. Desenvolvedores, profissionais de marketing e designers se reuniram em um ambiente criativo, formando equipes para compartilhar informações e avaliar a viabilidade de suas ideias de negócio. Foi aberto um palco para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros a se juntarem a seus times. As 10 ideias mais bem votadas foram escolhidas, e um aplicativo de futebol ficou em primeiro lugar. As equipes se focaram em encontrar um modelo de negócios e criar um produto utilizando metodologias e ferramentas, como Lean Startup, Business Model Generation e Desenvolvimento de Clientes. Havia mentores convidados á disposição dos times para tirar dúvidas. O evento acontece no mundo inteiro e já teve mais de mil edições. No Brasil, já foi realizado em mais de 500 cidades.

(Diário do Rio Doce)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui