Implantação de bueiros inteligentes poderão evitar alagamentos em Governador Valadares

0

O problema é antigo, mas está sempre “na moda”. Toda vez que chove é a mesma coisa: bueiros e bocas de lobo entupidos em diversos pontos da cidade, e em consequência disso os alagamentos, prejudicando a população. Mas uma alternativa aparentemente viável para solucionar o problema foi apresentada pela vereadora Iracy de Matos (Solidariedade) na última semana, durante as reuniões ordinárias da Câmara Municipal. O Projeto de Lei (PL) 116/2014 dispõe sobre a implantação do sistema “bueiros inteligentes” como forma de prevenção de alagamentos em Valadares, causados pela obstrução das bocas de lobo por resíduos sólidos.

O bueiro inteligente, composto de um filtro e um software, agirá como uma peneira, retendo os lixos, resíduos sólidos e permitindo a passagem da água. Material termoplástico com capacidade de 300 litros será instalado no interior das bocas de lobo. “O projeto realmente é inteligente. Vão ser colocados cestos — tipo aquelas cestas de supermercados — em bocas de lobo e, além de filtrar os resíduos sólidos, um dispositivo que será instalado no cesto avisará a uma central quando a capacidade de 80% do seu potencial for completada. Então, uma equipe irá ao local recolher o lixo”, explica a vereadora Iracy, ressaltando que o bueiro inteligente também vai proporcionar a separação do lixo para a reciclagem, impedindo que haja os alagamentos.

Segundo consta no PL, a prefeitura poderá firmar convênios com entidades nos níveis federal, estadual e particulares, com o objetivo de captar recursos financeiros, e as despesas decorrentes serão contabilizadas por dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário. Para Iracy de Matos, o projeto tem toda a possibilidade de dar certo, evitar muitos problemas e trazer benefícios à comunidade. “Esse projeto dos bueiros inteligentes já existe em várias cidades do País, como São Paulo, por exemplo. E considerando as nossas condições, o volume de águas que caiu nos últimos tempos e toda essa questão do alagamento de vários pontos da cidade, achamos que o projeto é viável e poderá solucionar o problema de vez. Isso precisa de uma solução urgente, e nós não podemos adiar mais. Torço para que o bueiro inteligente vire realidade em Valadares”, afirmou Iracy.

O PL se encontra nas comissões da Câmara para análise. Cada comissão emitirá um parecer, que poderá ser favorável ou contrário. Após a emissão dos pareceres, o PL irá a plenário para a apreciação dos vereadores nas próximas reuniões ordinárias da Câmara Municipal.

Proposta da vereadora Iracy de Matos visa conter alagamentos na cidade causados por entupimento das bocas de lobo – Foto: Divulgação

(Diário do Rio Doce)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui