Novo tipo de doença transmitida pelo mosquito da dengue coloca Minas em alerta

0

Uma nova doença transmitida pelo mosquito da dengue colocou Minas Gerais em alerta. A Febre Chikungunya ainda não fez vítimas no Estado, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Contudo, são altas as chances de transmissão da doença, principalmente no período da Copa, quando é grande o número de turistas no país.

A infecção pelo vírus Chinkungunya provoca febre alta, dor de cabeça, dores articulares e dores musculares. O período médio de incubação da doença é de três a sete dias, podendo variar de 1 a 12 dias. Não existe tratamento específico nem vacina disponível para prevenir a infecção por esse vírus.

A doença pode se manifestar de forma aguda, subaguda e crônica. Em sua fase aguda, os sintomas aparecem de forma brusca, com febre alta, cefaleia, mialgia e artralgia. Os sintomas costumam persistir por 7 a 10 dias, mas a dor nas articulações pode durar meses ou anos e, em certos casos, converter-se em uma dor crônica incapacitante para algumas pessoas.

A prevenção é o combate a proliferação dos mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus, os mesmos transmissores da dengue. A SES informou que já está adotando todos os procedimentos de vigilância necessários.

Ainda conforme a SES, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de Minas está monitorando os casos juntamente com o CIEVS do Ministério da Saúde e de São Paulo. A Fundação Ezequiel Dias (Funed) já está preparada para realizar os exames laboratoriais que detectam a Febre Chikungunya.

O Governo está orientando todas as Superintendências Regionais de Saúde e os municípios sobre a importância da vigilância e da notificação de casos suspeitos da doença.

Cuidados

A SES ressalta ser fundamental a participação ativa da população em manter os cuidados para evitar a proliferação dos mosquitos causadores tanto da dengue, quanto da Chikungunya. Apesar do período de estiagem, é recomendado não deixar a água parada, principalmente limpa, em qualquer tipo de recipiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui