Mineiro de Montes Claros cria robôs com materiais recicláveis

0

Máquina pode ser controlada por celular, tablet ou computadores. Ele usou materiais recicláveis para criar o corpo do robô.

Divertidos e animadores. Estas são características presentes em dois robôs criados por um eletricista em Montes Claros, Norte de Minas Gerais. Inácio Figueiredo, de 37 anos, usou uma pequena oficina improvisada em casa para “dar vida” aos projetos que despertam a atenção onde quer que estejam.

Para a estrutura do corpo, o eletricista predial usou diversos materiais reciláveis. Na parte eletrônica ele adaptou tecncologias que podem controlar as máquinas a quilômetros de distância por tablet, celular, notebooks, desktop ou linha física de telefonia. “Atualmente eles são usados como entretenimento, mas devido à vasta maneira de controlá-lo podem ser usados para outros fins”, explica.

Com o sucesso na região, ele é convidado para participar em eventos e feiras escolares. “É muito bacana. Sempre que chega a algum lugar, eles chamam muito a atenção das pessoas que logo aglomeram para verem como eles funcionam”, afirma.

O inventor é autodidata em mecatrônica. Segundo ele, desde criança já montava os próprios brinquedos.“Desde os 14 anos já montava alguns projetos na área elétrica. A partir daí, comecei a pesquisar aquilo que mais me interessava. Até hoje sempre busco pesquisar sobre aquilo que acho interessante”.

Apaixonado pela robótica, Inácio afirma que os robôs são apenas o início de novos projetos. “Já tenho projeto de uma cadeira para ajudar acompanhantes de pessoas paraplégicas a tirá-lo de dentro carro. Esta cadeira tem condições de fazer movimentos mecânicos e tirar esta pessoa sem que o acompanhante precise esforçar fisicamente”, afirma.

Inventor posa ao lado dos robôs. (Foto: Valdivan Veloso/G1)

(Fonte: G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui