Sistema de Bloqueio de Telemarketing colocará fim em ligações e mensagens incômodas

0

A partir de agora, consumidor que não quiser mais receber ligações e SMS de empresas fazendo propaganda ou oferecendo produtos e serviços poderá se excluir da lista de contatos

Os consumidores mineiros poderão por fim nas incômodas ligações e mensagens de texto (SMS) de propaganda de empresas. Esses contatos, que acontecem geralmente sem autorização do consumidor, podem estar com os dias contados em Minas. Isso porque, a partir deste mês, quem não quiser receber esse tipo de contato poderá solicitar seu bloqueio.

Começou a funcionar nessa segunda-feira, 2 de junho, um sistema criado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Procon-MG, onde o consumidor pode cadastrar, gratuitamente, números de telefones fixo ou móvel em uma chamada “lista antimarketing”. Depois que faz o cadastro, o interessado deve aguardar até 30 dias para se ver livre das chamadas ou mensagens. Todo fornecedor estará automaticamente proibido de promover o marketing direto ativo para os números indicados. Para isso, é preciso que estes sejam registrados em Minas Gerais. Entidades filantrópicas não estão incluídas na proibição. Além disso, qualquer empresa autorizada pelo consumidor a manter contato poderá fazer isso.

O desrespeito incide em multa, de acordo com o art. 57 do Código de Defesa do Consumidor, e aplicação de medidas administrativas mais severas, como a suspensão temporária de atividade, em casos de reincidência. O cadastro no sistema será válido por um ano. Ao final desse período, o sistema enviará alerta para o e-mail do usuário informando a necessidade de revalidação do cadastro.

Quer sair da “lista amiga” do telemarketing? Veja como fazer clicando aqui.

Texto também limita ligações aos domingos, feriados e entre 21h e 8h – Foto: Charles Silva Duarte

(O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui