Selo tem o intuito de agregar valores nos produtos fabricados no município. Lançamento de cartilha reuniu produtores familiares.
Cerca de 100 agricultores familiares participaram na manhã desta quinta-feira (29) do lançamento da cartilha “Boas Práticas de Fabricação”, em Pirapora, no Norte de Minas Gerais. A cartilha traz orientações para ajudar a evitar a ocorrência de doenças causadas por ingestão de alimentos contaminados.
A cartilha faz parte do processo de implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), criado em 2012, que tem o intuito de agregar valores nos produtos fabricados no município.
“Queremos iniciar de fato a implantação do selo num período de 45 a 60 dias”, afirmou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Celso Leonardo Ribeiro de Oliveira.
O município de Pirapora tem cerca de 500 famílias inseridas na agricultura familiar que, de acordo com o secretário, serão auxiliados inicialmente com a cartilha e depois com palestras nas próprias comunidades.
“A única forma de se manter no mercado atualmente é garantindo a segurança e qualidade do produto”, afirma.
Situação que agradou os produtores presentes. “O selo vem para nos orientar e ajudar para tenhamos um produto de qualidade”, diz o representante da comunidade José Bandeira da Mota, Geraldo Pires de Oliveira.