Araçuaí no Vale do Jequitinhonha, será pela terceira vez, a sede do Festival da Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha (FESTIVALE) que este ano está em sua 31ª edição e acontecerá na cidade de 29 de junho a 5 de julho. A FECAJE, entidade responsável pelo evento, chegou a divulgar em redes sociais que nenhuma prefeitura da região quis assumir o festival, alegando dificuldades financeiras.
“O valor de repasse acertado como contrapartida com as prefeituras, caiu para menos da metade, o que dificultaria a plena execução do nosso projeto e, implicaria num risco muito grande da contração de mais débitos além dos já existentes. Novamente, a responsabilidade nos chama então, a não realizarmos o Festivale”, informava a nota.
Diante da negativa das prefeituras da região em aceitar o evento, a prefeitura de Araçuaí decidiu apoiar o FESTIVALE. Em uma nota, divulgada na terça-feira (26) no site oficial da administração, veio a confirmação. “A prefeitura de Araçuaí, única candidata a sediar a 31ª edição do evento, percebeu que o contexto de organização da festa passa atualmente por um período de análise estrutural. Não é papel de nossa gestão pública, assumir a frente das discussões quanto ao futuro do FESTIVALE. A prefeitura de Araçuaí, ao candidatar-se para sediar o evento, se propôs a dar continuidade à beleza e a mágica celebração que o Festivale representa para todo o Jequitinhonha. Pela felicidade geral nas terras do Vale do Jequitinhonha, a cidade de Araçuaí realizará o festival nos dias 29 de junho a 5 de julho”, afirma a nota.
Os dois últimos festivais foram realizados nas cidades de Medina e Itaobim.
(Gazeta de Araçuaí)