Marli Andrade – Quem se valoriza, valoriza o potencial do outro e juntos, crescem sendo admirados

0

Inevitavelmente, de uma forma muito agradável, uma Psicanalista vai visualizando os lugares e o reflexo das ações de seu povo. E, numa ótica Psicanalítica, atrelada à Psicologia Social em que estudamos o ser humano, a sua interação e o resultado dela, quando tenho oportunidade de encontrar municípios em que percebo o fortalecimento das parcerias, o sentimento de gratidão, o desejo de ampliar visão sobre um tema e, sobretudo, a valorização dos filhos daquela terra e da própria terra, me sinto esperançosa de que outros municípios possam se espelharem nestas, serem também admirados e poderem ter o prazer do crescimento e desenvolvimento, o que garante a melhoria da qualidade de vida de todos.

Me refiro à passagem por Sabinópolis, uma linda e aconchegante cidade do interior de Minas Gerais, onde fui recebida pela equipe da “TV em foco Sabinópolis” que foi logo tratando de destacar os principais nomes da cidade que fazem sucesso nas áreas da Educação, Esportes, Cultura, dentre outros, tanto de quem ainda permanece no município, quanto daqueles que estão na mídia ou atuam noutros lugares, elevando o nome da cidade.

De igual forma fomos recebidos no Hotel São Joaquim onde fomos tratados pelo próprio nome em todas os diálogos, deixando-nos com a sensação de estarmos em casa, acolhidos e amados.

A atenção dispensada por todos do Restaurante Carro de Boi em que bandeiras do Cruzeiro e Atlético estão expostas e em dia de jogos os amigos se juntam para uma diversão saudável; além dos sorrisos nos rostos dos transeuntes; as praças, os casarões conservados, as ruas limpas e diversos outros atributos, foram passando aquela imagem que, se há problemas naquela cidade, todos contribuem para que sejam amenizados e a ausência de reclamações intensas e sem serem apontados como evidência, reforça o entendimento de que a energia positiva daquele povo é capaz de superar as adversidade que por acaso existam ou ocorram.

Em apenas um dia, tive contanto com diversas instituições e, pela energia tão positiva de todos, nem mesmo o cansaço físico apareceu.

Com o intuito de realizar o lançamento do livro Primeiro você sonha, depois você dorme, primeiramente estive no Centro Educacional Pés no Chão, no primeiro momento com alunos e educadores, mais tarde com familiares, equipe de trabalho e convidados, em que tive a grata satisfação de conhecer uma instituição escolar que estimula o desenvolvimento do ser humano, numa visão tão ampla, que fiquei deveras encantada.

Já no momento em que estive na E.E. Monsenhor José Amantino dos Santos, para se ter uma ideia, falei para centenas de adolescentes por duas horas e obtive atenção, concentração e sorrisos; o que nesta fase, neste século é quase impossível encontrar.

No Colégio Atual – Sistema Bernoulli, o contato com alunos do Ensino Médio foi igualmente revigorante.

A passagem na Biblioteca Municipal, em que numa vitrine com livros publicados por filhos da cidade e região são expostos sob a frase “A história de Sabinópolis começa com seus poetas”, emocionou-me de tal forma que estar apenas alguns minutos naquele ambiente, ainda mais com uma homenagem maravilhosa com meu nome parabenizando-me por ter transformado em talento os dons que Deus me deu, me proporcionou tanta energia que confesso, precisei respirar fundo diante de tanto carinho, para poder trocar umas ideias com as crianças do Programa Minas Olímpica que me contaram de seus sonhos e eu os dizia: “sonhem, sonhem antes de irem para a cama dormir e um dia eles se realizarão, e, certamente, sentirão gratidão pela vida e pela cidade quando ela demonstrar todo o orgulho por vocês”, diferentemente do que acontece em muitos outros municípios.

Bom, finalizamos a noite com o contato na IESMIG com alunos dos cursos de Informática e Contabilidade que, em sua maioria, trabalham de dia e estudam à noite e, pasmem: sorrisos no rosto e debate rico. Sinceramente, amei o povo e entendi porque a energia positiva paira na cidade.

Uma cidade composta por pessoas emocionalmente equilibradas, cientes de seus valores e potencialidades, abertas ao debate com objetivo de acrescentar conhecimento e que, sobretudo, valorizam o potencial de outros, certamente crescem juntos e serão admirados, como Sabinópolis tem minha admiração e carinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui