Parceria entre prefeituras e Polícia Civil viabiliza reforma da cadeia pública em Santa Maria do Suaçuí

0

O apoio do Consep e da sociedade civil também foi fundamental no processo de restauração que deve ser finalizado em junho

Como já dizia o ditado ‘a união faz a força’. Foi movida por esse lema que a Polícia Civil de Santa Maria do Suaçuí em parceria com as prefeituras da comarca, com o apoio do Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep) e da sociedade civil, conseguiu colocar em prática as obras de reforma da cadeia pública de Santa Maria do Suaçuí.

Indignados com a precariedade da cadeia, que hoje abriga cerca de 45 detentos, representantes dos municípios de São José da Safira, São Sebastião do Maranhão, José Raydan e de Santa Maria do Suaçuí, se reuniram em maio de 2013, juntamente com membros da Polícia Civil, para firmar um convênio, com duração de 10 meses, que arrecadaria fundos para as obras na parte estrutural e também em prol da segurança, não só da cadeia mas também da delegacia da cidade.

Segundo esclareceu o delegado da comarca, Marcelo Teotônio, que abraçou a causa, a burocracia do convênio, atrasou o repasse do dinheiro, com isso, as obras tiveram início em fevereiro de 2014. Com o fim do convênio, um padre do município de Santa Maria do Suaçuí, mobilizou a população para que contribuíssem com as obras; o Consep também se disponibilizou a ajudar. O apoio foi fundamental, principalmente na aquisição dos equipamentos de segurança.

O atraso não atrapalhou o andamento das obras, que estão a todo vapor; estão sendo feitas reformas na parte estrutural, como reparos na parte elétrica e hidráulica, além da reforma nas paredes das celas e nos muros que cercam o estabelecimento prisional. Também está sendo restaurado o sistema de iluminação e implantado o sistema de segurança da cadeia e da delegacia, com a instalação de câmeras de segurança com monitoramento 24h, além de arames de choque.

“Falta pouco para terminar, acredito que até o início de junho esteja tudo pronto, inclusive com a pintura nova da delegacia e da cadeia”, finalizou ressaltando a importância e os resultados do trabalho em equipe. (Folha de Guanhães)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui