Na manhã desta terça-feira, 29 de abril, pais de alunos matriculados na Escola Estadual José Bento Nogueira, em Minas Novas/MG, realizaram um protesto na entrada da instituição. A principal reivindicação é a solução imediata para a superlotação das salas de aulas.
Durante o movimento, os pais fecharam os portões da escola com cadeados e não permitiram a entrada de alunos e professores. Segundo um dos responsáveis pela manifestação, o caso já foi cobrado junto a Superintendência Regional de Ensino em Diamantina, mas que até a data de hoje o órgão não teria apresentado uma resposta para o problema.
(Faixas colocadas pelos pais em frente à escola – Foto: Reprodução Facebook)
A resolução da Secretaria Estadual de Educação, de número 2442 de 24/11/2013, determina em seu anexo II que nos anos iniciais do ensino fundamental cada turma deverá ter no máximo 25 alunos. Determinação que não é acatada na Escola Estadual José Bento Nogueira, já que em algumas salas o número de alunos é muito superior.
Nas redes sociais, a ação dos pais recebeu total apoio da comunidade Minasnovense. “Pais dos alunos da Escola Estadual José Bento Nogueira dão um show de cidadania em manifestação pacífica na busca dos direitos das crianças. Parabéns a todos pela iniciativa.”, comentou a internauta Sulene Oliveira.
A pedagoga Silvania Gonçalves também demonstrou o seu apoio ao protesto. “Parabéns pela inciativa! O excesso de alunos em uma classe compromete sim o desenvolvimento das habilidades referente a cada ano de escolaridade. Eu como Pedagoga do município, mãe e cidadã, apoio este movimento.”
Entramos em contato com a Superintendência Regional de Ensino de Diamantina, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.
(Foto: Reprodução Facebook)
(Foto: Reprodução Facebook)
(Por Delator Minas Novas)