Ação, realizada nesta quinta-feira (24/04), envolveu 788 policiais e 250 viaturas e apreendeu diversos materiais ilícitos, como veículos e armas de fogo
Oitenta e cinco pessoas foram presas durante a terceira edição de 2014 da Operação Impacto, realizada nesta quinta-feira (24/04) em Belo Horizonte e em outras 17 cidades mineiras. A ação tem como foco a repressão qualificada aos infratores envolvidos na prática de tráfico de drogas e outros crimes e tem como objetivo cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela Justiça.
A Operação, que envolveu 788 policiais e 250 viaturas, teve início durante a madrugada e apreendeu diversos materiais ilícitos. Entre eles, quatro veículos, seis armas de fogo, 24 dolas de cocaína, sete máquinas caça-níqueis, uma balança de precisão, um notebook e cinco celulares.
A ação aconteceu simultaneamente em 18 municípios do Estado: Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Nova Serrana, Juiz de Fora, Uberaba, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Capelinha, Curvelo, Sete Lagoas, Montes Claros e Paracatu. A Operação Impacto é realizada de forma conjunta entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), as polícias Militar e Civil, Ministério Público e o Poder Judiciário.
Em Ipatinga
Segundo informações do delegado Gilmaro Alves, os detidos Wagner Lopes e Gabriel Fonseca Braga foram presos em flagrante pela manhã no bairro Vila Formosa, por posse ilegal de armas. Os envolvidos enterraram as armas no quintal de casa e escondiam com canos utilizados para tubulação de aguá.
Outro homem preso na operação impacto é Ronaldo Ferreira Pinto. O detido é apontado como autor de vários roubos e furtos no bairro Vila Celeste, em Ipatinga. Gilmaro explicou que no mês de março o suspeito assaltou por duas vezes uma mesma padaria.
Também foi preso nesta na região do Alto do Game, bairro Iguaçu, Gilberto de Paula Júnior, o Juninho Pokémon, considerado um dos chefes de uma quadrilha especializada em aplicar golpes relacionados à compra e venda de carros usados na região Leste de Minas Gerais.
Oito foram presos na operação impacto em Ipatinga e Fabriciano (Foto: Patrícia Belo / G1)
Em Coronel Fabriciano
Em Coronel Fabriciano três homens também foram presos também durante a operação Impacto. Segundo informações da Polícia Militar, os detidos Rafael Fernando Souza de 22 anos, Sidmar Eugênio de 35 e Alexandre Alves de 28 anos são suspeitos de roubo, tráfico de drogas e descumprimento de ordem judicial, respectivamente. Todos os presos foram encaminhados para o Ceresp de Ipatinga.
Em Governador Valadares
As policias Civil e Militar deflagram nesta quinta-feira (24) a Operação Impacto que cumpriu sete de 25 mandados de prisão decretados pela da Comarca de Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais. Entre os presos estão seis homens e uma mulher.
De acordo com a polícia, o objetivo é combater a onda de crimes violentos que acontecem na cidade.
“Ao todo 60 policiais civis e militares participaram da ação que acontece simultaneamente em 14 município do Estado e seguirá durante o dia na cidade”, explica o subcomandante do 6º Batalhão, major Ryan Figueiredo.
Além de envolvimento com o tráfico, os suspeitos presos têm participações em homicídios, roubos e furtos.
“Esse tipo de ação visa diminuir os crimes violentos na cidade de Governador Valadares e devolver a sensação de segurança à população, tirando de circulação essas pessoas perigosas”, afirma a delegada Luzinete Maria de Sá. (G1/Inter TV)