Usina de Triagem e Compostagem é inaugurada em Conceição do Mato Dentro

0

Na última quinta-feira, 20 de março, foi inagurada a Usina de Triagem e Compostagem (UTC) de Conceição do Mato Dentro. No mesmo dia foi lançada oficialmente a coleta seletiva de lixo, assumindo-se o compromisso de trabalhar pela diminuição da produção de resíduos sólidos e fazer desse projeto referência para todo o Brasil.

Tal processo alcançará êxito somente com a contribuição do cidadão, e foi isso que estimulou ainda mais os realizadores do projeto. É essa mobilização social que respalda todo o trabalho idealizado há anos. Sobre isso, disse Reinaldinho em seu discurso: “ressalto o legado do trabalho incansável e do comprometimento com o planeta e com cada indivíduo que ele (Juvêncio Guimarães, seu pai e ex-prefeito de Conceição) nos deixou, para que estejamos sempre juntos e imbuídos da responsabilidade de tornarmos este projeto uma referência exitosa de planejamento, educação ambiental e avaliação continuada.”

A ativação da UTC só foi possível a partir da criação da ASCAMATO – Associação de Catadores de Materiais de Recicláveis de Conceição do Mato Dentro. Importantes agentes ambientais, esses profissionais vêm agora provar que a correta gestão do lixo urbano não gera apenas benefícios ao meio ambiente, mas é uma grande possibilidade de geração de trabalho e dá condições dignas às famílias que se encontram na linha da vulnerabilidade. Desta forma, um novo quadro no município troca a exclusão e a poluição pela inclusão e preservação.

Gestão compartilhada

A UTC e a coleta seletiva são diretrizes adotadas para aprimorar o consórcio intermunicipal entre Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Alvorada de Minas. Esses três municípios comungam de aspectos geográficos e hidrográficos que reforçam a necessidades de trabalharem unidos pela saúde ambiental em âmbito regional.

GALERIA DE FOTOS

(Fotos: José Perillo)


(DeFato Online)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui