Conceição do Mato Dentro e região ganham Usina de Triagem e Compostagem

0

O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em parceria com as prefeituras de Alvorada de Minas, Dom Joaquim e Conceição do Mato Dentro, vai inaugurar esta semana uma Usina de Triagem e Compostagem de lixo (UTC) no Médio Espinhaço. A usina faz parte do projeto “Gerenciamento de Resíduos Sólidos com Inclusão Socioprodutiva e Geração de Trabalho e Renda para Municípios em Torno do Empreendimento Minas-Rio” e foi construída em Conceição do Mato Dentro.


A Associação dos Catadores de Materiais de Recicláveis de Conceição do Mato Dentro iniciou o trabalho de coleta seletiva nesta segunda-feira, 16 de março – Foto: Divulgação Prefeitura Municipal

O projeto oferece aos municípios assessoria técnica para a estruturação e operacionalização da UTC, implantação do aterro sanitário intermunicipal consorciado e da coleta seletiva, além da constituição da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da região.

Por intermédio do CMRR, o projeto de coleta seletiva resulta de parceria com a Anglo American e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e beneficiará cerca de 27 mil pessoas nas localidades de Alvorada de Minas, Dom Joaquim e Conceição do Mato Dentro.

A coleta seletiva em Conceição do Mato Dentro partiu de um diagnóstico do sistema de limpeza pública, que será entregue no lançamento, quando foram identificados os catadores da região e a caracterização gravimétrica dos resíduos. Nessa UTC foram investidos R$ 800 mil. O projeto já realizou a reforma e ampliação da Usina de Triagem e Compostagem de Dom Joaquim, concluída em 2012, e atualmente em funcionamento.

José Aparecido Gonçalves, diretor executivo do CMRR, explica que o projeto tem como fundamento apoiar os municípios na consolidação do sistema consorciado para a gestão e tratamento dos resíduos. A prioridade é a implantação da coleta seletiva por município, de modo a assegurar a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis.

Para o gerente de Recursos Hídricos e Engenharia Ambiental da Unidade de Negócio de Minério de Ferro Brasil da Anglo American, Leonardo Mitre, “a inauguração da UTC de Conceição do Mato Dentro trará benefícios ambientais, como uma menor quantidade de resíduos dispostos no meio ambiente do município e também contribuíra para a geração de emprego e renda dos catadores da cidade com a venda de material reciclável”.

CMRR

O CMRR é uma iniciativa pioneira do Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad, da Fundação Estadual do Meio Ambiente – Feam, do Serviço Voluntário de Assistência Social – Servas, em parceria com o Sebrae Minas e apoio de empresas e entidades de classe.

Além de apoiar municípios e cidadãos na busca de uma nova consciência ambiental, o CMRR oferece oportunidades para a geração de renda e inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis.

Informações: Inauguração da Usina de Triagem e Compostagem
Data: 20 de março
Horário: 9h
Endereço: MG 10 S/Nº – Conceição do Mato Dentro.

Seminário de Lançamento da Coleta Seletiva / Câmara Municipal

Data: 20 de março
Horário: 10h15
Endereço: Av. Juscelino Kubitschek, 380, Conceição do Mato Dentro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui