Falha no WhatsApp permite que qualquer app acesse suas mensagens

0

Uma falha de segurança séria foi identificada no WhatsApp, que permitiria que qualquer outro aplicativo tivesse acesso às mensagens que o usuário troca com seus contatos. A falha foi encontrada e revelada pelo especialista em segurança Bas Bosschert.

Após uma descrição detalhada do processo em seu blog, a conclusão é que o aplicativo falha na hora de criptografar o backup das mensagens, expondo os usuários sem precisar de muito esforço.

Segundo o especialista, a falha acontece quando o usuário realiza o back-up das mensagens para não perdê-las em caso de desintalação e reinstalação, por exemplo. O app estaria usando a mesma criptografia todas as vezes, em vez de criar uma nova chave para cada usuário. Pior: a encriptação do WhatsApp já é quebrada com grande facilidade.

Isso significa que o armazenamento dos dados no aparelho é feito de forma insegura e outros aplicativos maliciosos podem roubá-lo sem problemas, para abrir as mensagens do usuário ou procurar dados pessoais. E as versões mais antigas do app nem mesmo encriptavam as mensagens.

Ao salvar estas informações no cartão SD, basta que o usuário dê permissão para o aplicativo malicioso ler o armazenamento externo para que ele receba acesso a estas informações. “Como a maioria das pessoas permitem tudo em seus aparelhos Android, isso não é um problema”, afirmou ele.

Para acrescentar ironia à situação, Bas Bosschert ainda relembra do temor dos usuários do WhatsApp após a venda ao Facebook, temendo que a rede social fosse ter acesso a todas as suas mensagens. “O Facebook não precisava ter comprado o WhatsApp para ler suas mensagens”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui