Médico veterinário avalia que porco bizarro nascido em Guanhães sofreu Ciclopia

0

As fotos do porquinho nascido na última quinta-feira (6), no Córrego das Almas, zona rural de Guanhães, gerou estranheza e foi assunto nas redes sociais durante todo o fim de semana. Em conversa com o médico veterinário e coordenador regional do Ima em Guanhães, Debaldino Marques de Pinho, a reportagem descobriu que o animal nasceu com um caso raro de anomalia chamado Ciclopia.

De acordo com Debaldino, o nome Ciclopia faz referência aos personagens da mitologia grega, os ciclopes, que eram gigantes imortais com um só olho no meio da testa. O médico afirma, que é o mesmo que ocorrem com os animais diagnosticados com a anomalia, enquanto um porco normal tem dois olhos em duas cavidades, nesses casos o filhote desenvolve apenas uma cavidade que pode ter dois olhos ou apenas um.

O veterinário explica que a anomalia pode ter relação com uma alteração na divisão cromossômica. “Às vezes, os genes não ficam na sequência normal, com isso, ocorre uma alteração. O animal pode vir tanto com má formação interna, quanto externa”. Segundo Pinho, as causas vão desde ações de vírus, microorganismos e produtos químicos, até aditivos normais ou contaminantes do meio ambiente.

Para precisar qual foi o motivo, Debaldino, afirma que é necessário um longo estudo seguido de exames, que requer a participação de geneticistas e especialistas na área.

(Foto e informações da Folha de Guanhães)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui