Durante o treinamento, a coordenadora da Vigilância em Saúde da GRS Pedra Azul, Andrea Uzel, e a referência da Epidemiologia, Ilça Veloso, abordaram sobre como é feito o controle da dengue, as operações de rotina, as visitas domiciliares realizadas por profissionais de saúde que realizam um trabalho educativo junto à população para o combate à dengue e como será realizado o trabalho de tratamento focal com o novo larvicida.
“O Novaluron será um grande aliado na luta contra a dengue, porque ele é mais eficaz, fácil de aplicar e tem uma boa durabilidade. Porém, é importante frisar que o trabalho educativo, buscando a maior participação da população deve ser incentivado e o uso do larvicida sendo feito apenas naqueles locais onde haja uma grande quantidade de focos do mosquito”, orientaram.
A opinião também é compartilhada pelo técnico do Ministério da Saúde, José Antônio da Silva, ao destacar que o larvicida atuará contra as larvas do mosquito, enquanto o tratamento UBV (Ultra Baixo Volume – fumacê) elimina os mosquitos (fase adulta). “É fundamental exercitarmos mais o nosso lado educativo, para que possamos mobilizar a população, que é o nosso principal parceiro para a eliminação dos focos e também do mosquito da dengue”.
Participaram da capacitação também o técnico da epidemiologia da GRS Pedra Azul, Marfan Brasil, e a técnica do Ministério da Saúde, Diomilda Keller Silva, que debateram com os participantes as principais vantagens da utilização do novo larvicida.
(Foto ilustrativa)